programação especial do Mês da Mulher
O Fundo Social de Mogi das Cruzes está com uma programação especial para março, que é considerado o Mês da Mulher. Dentro dessa temática, estão programadas ações como um brechó social, palestra, circuito de pedal para conscientização, dias de tratamentos de beleza exclusivos para as servidoras municipais e também, no último dia do mês, um grande evento de encerramento da programação.
A agenda será aberta com os três dias de beleza exclusivos para as servidoras municipais, que serão realizados em parceria com a empresa de cosméticos Mary Kay. Nas próximas terça, quarta e quinta-feira (14, 15 e 16 de março), serão oferecidas gratuitamente para funcionárias municipais sessões de limpeza de pele e maquiagem básica para o dia a dia, no auditório do prédio-sede da Prefeitura, que fica no piso térreo.
As vagas para os dias gratuitos de beleza são limitadas e as servidoras interessadas devem procurar a sede do Fundo Social de Mogi, no primeiro andar, para fazer o agendamento, a partir do envio de mail marketing, que será feito nos próximos dias pelo Fundo Social. A Mary Kay enviará três profissionais para os atendimentos - Isabeli Fernandes, Dariane Nicollette e Graziela Evangelista e os produtos ficarão à disposição para a compra, para quem se interessar.
A próxima ação prevista é um passeio ciclístico, agendado para o dia 26 de março. Será a primeira edição do Pedal da Tia Chica, um percurso do ciclismo em prol do combate à pobreza menstrual, que visa a arrecadação de absorventes Os detalhes ainda estão sendo definidos, porém o trajeto deve ser feito pelas ciclovias do município e o evento estará devidamente sinalizado pela cidade.
Um dos principais objetivos do circuito é fazer com que as pessoas se conscientizem sobre a pobreza menstrual e também sobre a existência da Tia Chica, uma campanha permanente do Fundo Social de Mogi, lançada no ano de 2021, que arrecada e doa ao longo de todo o ano absorventes para pessoas em necessidade. A ideia é mobilizar os participantes para que também façam a doação de absorventes, contribuindo para a campanha e, com isso, ganharão um item alusivo ao evento.
Nos dias 27 e 28 de março, o Fundo Social promoverá mais um evento, que é o brechó social, em parceria com o projeto Passarela Alternativa. Será nos mesmos moldes e com a mesma estrutura da Feirinha Solidária, realizada recentemente no saguão do prédio-sede da Prefeitura, portanto também acontecerá no piso térreo, em frente ao auditório, das 9h às 17h e será voltado não só aos servidores, como também a todos os interessados.
No brechó, estarão à venda por preços populares roupas novas e usadas, ecobags, sapatos, acessórios e abiosorventes - estes últimos são modelos laváveis e reutilizáveis de absorventes, produzidos pelo projeto Passarela Alternativa. As roupas, sapatos e acessórios comercializados provêm de doações e todos os itens passam previamente por curadoria interna, para a garantia de que estão em condições de uso.
Já as roupas novas, ecobags e os abiosorventes à disposição para venda no brechó são produzidos por mulheres participantes do projeto Passarela Alternativa. A organização social tem como alvo o público carcerário feminino e mulheres egressas do sistema prisional e oferece a elas qualificação profissional em corte e costura, estamparia, bordado, empreendedorismo, autoconhecimento e no combate à pobreza menstrual, que está fortemente presente na realidade dessas mulheres.
O objetivo é emancipar mulheres em situação de vulnerabilidade e egressas prisionais no âmbito social, emocional e econômico, a fim de que se tornem autônomas, economicamente ativas, reduzindo por consequência a reincidência criminal. Assim, o projeto resgata, capacita, qualifica mão de obra e oferece alternativas de trabalho e geração de renda, possibilitando a inclusão social e a elevação da autoestima de cada participante.
No dia 31 de março, a programação especial do Mês da Mulher será encerrada com um grande evento, promovido pelo Fundo Social. Será às 19 horas, no Theatro Vasques, com a presença da fundadora e CEO da Passarela Alternativa, Karen Brandoles. Ali, ela compartilhará seu riquíssimo conhecimento sobre o combate à pobreza menstrual e sobre a atuação da organização social por ela fundada.
No mesmo evento, será realizada a segunda apresentação pública do coral de servidores, formado no final do último ano por iniciativa do Fundo Social de Mogi. O coral vai apresentar repertório de canções compostas por mulheres.
O evento de encerramento terá entrada solidária e se dará mediante a doação de um pacote de absorvente, para a campanha Tia Chica. Ele será destinado a todos os interessados, com foco no público feminino e deverá ter na plateia mulheres atendidas por organizações sociais da cidade.
Mais informações sobre a programação especial do Fundo Social para o Mês da Mulher podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143.