Conselho Mirim das escolas
Departamento Pedagógico (Deped). Alunos de 15 unidades escolares participaram da ação, que tem como objetivo ser um espaço para a troca de saberes e experiências entre os conselheiros mirins, ampliando seu repertório.
A ação foi acompanhada durante o ano pelo Departamento Pedagógico e as escolas que participaram, construíram seus conselhos de acordo com a realidade de cada unidade. “Os conselhos são uma oportunidade para que a criança participe e seja ouvida nas decisões da escola, o que incentiva a participação desde cedo e contribui para o futuro da cidade”, disse Marilu Beranger, secretária de Educação.
A plenária começou com a divisão dos alunos em salas temáticas, mediadas por técnicos do Deped. Cada sala contava estudantes de diferentes escolas. “O encontro foi legal porque eu conheci outras pessoas. Vi que algumas pessoas deram a opinião na escola delas e algumas coisas mudaram. Na minha escola também mudou. A nossa opinião também importa”, disse Josué Junior dos Santos Gonçalves, aluno da EM Rural Prof. Cid Torquato, em Jundiapeba, que fez parte da sala verde.
As crianças conversaram sobre as ações do conselho em 2024 e o que esperavam para o próximo ano. “Eles conversaram nas salas e trocaram ideias com outras escolas. As crianças precisam ter voz ativa nas decisões da escola. A gente espera que a partir dessa primeira plenária, possam acontecer mais conversas e discussões com conselhos fortalecidos para que de fato aquilo que as crianças trazem que estão lá vivendo, possa ser colocado em prática”, disse Tatiane Costa, diretora do Deped.
Após as salas, as crianças foram até o auditório para compartilhar o que construíram com os colegas das outras escolas. As propostas foram sobre temas diversos, como comportamento, professores substitutos, câmeras de segurança, reparos nas escolas, brinquedos, mais reuniões do conselho, melhorar a participação dos conselheiros, entre outros. Todos receberam certificados de participação.
Nas escolas
Nas escolas, os conselhos mirins foram organizados por meio da eleição de representantes e também por meio de escuta dos alunos em reuniões e assembleias. As equipes gestoras das escolas reuniram-se com os estudantes para discutir diferentes assuntos, desde a zeladoria da escola, pequenos reparos, projetos e passeios e reflexões sobre as ações pedagógicas das escolas. O foco comum de todos é o desejo de participação dos estudantes e seu protagonismo.
Na EM Primo Villar, em Biritiba Ussu, o conselho mirim foi eleito. “Achei muito legal porque eles ouviram a gente e gostaram da nossa ideia. Foram várias chapas na escola e a minha chapa teve mais votos. Acho importante participar porque as as crianças se desenvolvem. Eles têm a voz para falar o que eles pensam”, disse Ester Vitória de Araújo Biasotti, aluna da EM Primo Villar, em Biritiba Ussu.
“Cada vez mais precisamos ter uma educação que seja dialógica e que converse com as crianças. A visão delas surpreende a gente de uma forma incrível. Às vezes, as reivindicações são simples e algo tão fácil de ser alcançado e que não é feito porque, muitas vezes, não temos esse olhar”, observa Aretusa Brandão Brito, diretora do núcleo rural III, que reúne as escolas municipais rurais Profª Geralda Ferraz de Campos e Cid Torquato, localizadas no Distrito de Jundiapeba.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação | Prefeitura de Mogi das Cruzes