Alunos da EM Eulálio Gruppi vencem
A III Jornada Matemática, promovida pelo Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, chegou ao fim na tarde desta terça-feira (08/10). A final aconteceu no Cemforpe, na Vila Nova Mogilar, e reuniu as equipes finalistas de um campeonato que desafiou estudantes do 5º ano do ensino fundamental a desbravarem o universo dos números. A equipe "Estrelas da Matemática", da EM Prof. Eulálio Gruppi (Mogi Moderno), conquistou o título desta edição.
"Todos são campeões, não só pelo desempenho, mas porque a matemática é algo que mexe com a gente. É através dela que conseguimos desenvolver e descobrir outros conceitos de outras áreas que estudamos. Parabéns às equipes e aos professores, porque a maneira como esse conteúdo é desenvolvido nas escolas faz com que nossos alunos tenham vontade de aprender sobre a matemática", destacou a secretária adjunta de Educação, Mariane Prestes.
A competição, que começou em maio e envolveu 28 escolas da rede municipal, mobilizou centenas de estudantes. "Foi incrível vivenciar a matemática de forma tão intensa! Ver os alunos se desafiando, colaborando em equipe e torcendo uns pelos outros nos prova como a matemática vai muito além dos cálculos. É emocionante ver essa disciplina saindo do papel e se tornando algo prático e significativo para as crianças", afirmou Adriana Cunha, técnica pedagógica de Matemática do Deped.
Entre as equipes finalistas também estavam Os Incríveis, da EM Desembargador Armindo Freire Mármora (Vila Nova Aparecida), que levou o vice-campeonato; "Calculadoras", da EM Profª Cecília de Souza Lima Vianna (Taiaçupeba), que conquistou o terceiro lugar; e Astros Gênios, da EM Engenheiro Cláudio Abrahão (Jardim Santa Tereza), que terminou na quarta colocação. Todos os participantes ganharam medalhas.
Integrante do Calculadoras, Kauan Silva Firmino valorizou a oportunidade de participar de um campeonato como esse. "Matemática não é um simples número, ela tem a perfeição e muita coisa que outras matérias não têm. E matemática é grupo, é você trocar conhecimento, é você ter a chance de ganhar algo diferente. Comigo foi assim", declarou.
Além dos desafios matemáticos, a cerimônia de encerramento contou com momentos especiais, como uma retrospectiva das edições anteriores, conduzida pela professora Cristina Marcatti, primeira articuladora da Jornada Matemática na rede municipal. O evento também foi abrilhantado por uma apresentação de balé dos alunos da EM Profª Heliana Mafra Machado de Castro (Vila Cléo) e a participação dos estudantes do CEMPRE Benedito Ferreira Lopes (Vila Lavínia) que se destacaram na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).
Fonte: Coordenadoria de Comunicação | Prefeitura de Mogi das Cruzes