encerram 4ª edição do programa
Alunos do Empodera Juventudes desenvolveram projetos conectados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e apresentaram no Pipa Hub na última terça-feira, (26/06). A atividade fez parte da programação final do curso com objetivo de possibilitar aos jovens colocarem em prática os conhecimentos adquiridos na formação, identificando oportunidades de melhorias no município e buscando uma solução sustentável.
Ao todo, 270 alunos apresentaram seus projetos. Cada turma precisou identificar um desafio relacionado em seu território ou na cidade. Juntos, eles pensaram e produziram uma ideia inovadora para solucionar esse impasse. As propostas reuniram conteúdos voltados à formação cidadã e agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), até as competências socioemocionais e o mundo do trabalho, seja formal ou no empreendedorismo.
O coordenador de Capacitação Profissional e Políticas para Juventude, Itânio Mariano, falou com as turmas durante o evento.
“Durante o curso, os jovens foram estimulados a pensar sobre o desenvolvimento sustentável de Mogi, aplicando seus aprendizados sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) e Formação Cidadã. Exercitando o trabalho em equipe e a comunicação, levamos a galera para o Pipa Hub para apresentar essa construção”, ressaltou.
O Empodera Juventudes é uma idealização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, pelo Departamento de Capacitação Profissional e Políticas de Juventude, através do Crescer. Lançado em agosto de 2022, o Empodera Juventudes está na quarta edição e atende 14 bairros do município, visando o fortalecimento do projeto de vida dos jovens, prepará-los para o acesso ao mundo do trabalho e à formação de cidadãos. O programa já preparou cerca de mil jovens mogianos.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação | Prefeitura de Mogi das Cruzes