ações conjuntas de conservação
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal participou, na quarta-feira (24/4), do 2º Encontro das Unidades de Conservação da Serra do Itapeti, promovido pelo Instituto Ecofuturo e realizado no Parque Municipal Chiquinho Veríssimo. O evento reuniu representantes das unidades e promoveu um debate sobre a gestão, os desafios e propostas de trabalho, buscando pontos de convergência e ações conjuntas que podem ser adotadas no futuro.
As unidades de conservação da Serra do Itapeti são o Parque Municipal Chiquinho Veríssimo, localizado no alto da serra e administrado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes; a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Botujuru, administrada pelo Instituto Ecofuturo; e três áreas gerenciadas pelo governo paulista - a Estação Ecológica do Itapeti, a Área de Proteção Ambiental da Várzea do Tietê e a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Itapeti, que engloba todas as reservas.
A APA da Serra do Itapeti possui 5.138,94 hectares de área, dos quais 97% estão no município de Mogi das Cruzes. A área foi reconhecida em 2018, pelo Governo do Estado, e sua conservação e fiscalização compete aos órgãos estaduais, como a Fundação Florestal e a Polícia Ambiental.
Participaram do encontro secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Ambiental, Ionara Fernandes; o secretário-adjunto Daniel Teixeira de Lima; o diretor de sustentabilidade do Instituto Ecofuturo, Paulo Groke; a diretora da Fundação Florestal, Lucila Manzatti; as gestoras da Estação Ecológica do Itapeti, Mônica Gomes de Oliveira, e da RPPN Botujuru, Julia Krahenbuhl, além das professoras Maria Santina e Renata Scabbia (UMC). Também compareceram o comandante Gurgel e o tenente Edson, da Polícia Ambiental.
Ao longo do evento foram abordados temas como “Iniciativas municipais de Conservação na Serra do Itapeti”, “A participação da sociedade na gestão de Unidades de Conservação”, “Mogi Por Dentro na Serra do Itapeti: caminhos de um desenvolvimento estratégico e participativo do turismo local”, “Educação Ambiental na Estação Ecológica de Itapeti”, “A importância da pesquisa científica e a parceria com as universidades” e “A iniciativa privada na conservação de áreas naturais”, finalizando com um diálogo entre os participantes.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação | Prefeitura de Mogi das Cruzes