Pequenos Esportistas de Mogi das Cruzes
Nesta terça-feira (16/04), cerca de 100 alunos de 13 escolas da rede municipal participaram das provas de atletismo PCD da 2ª Olimpíada e Paralímpiada Pequenos Esportistas, realizada pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes no Centro Municipal de Paradesporto Cid Torquato, no Jardim Rodeio. A programação contou com atividades nos períodos da manhã e da tarde.
A secretária de Educação, Marilu Beranger, destacou a alegria dos alunos em participar do evento. “Parabéns a todos, pais, alunos, professores por este evento tão importante para nossa rede. O que mais nos emociona é a alegria dos nossos alunos em participar desta atividade e competir”, disse.
Para Bruna dos Santos, mãe de Arthur Daniel, 8 anos, aluno do CEMPRE Vereador Ivan Nunes Siqueira, não há palavras que definem a emoção de acompanhar a inclusão do filho no esporte. "Muito orgulho. Não consigo nem descrever a sensação de ver ele ter a oportunidade de participar. Hoje em dia, está aumentando a visibilidade das crianças PCDs", destacou.
"Experiência maravilhosa! Quando falaram que meu filho poderia estar aqui, fiquei encantada. Orgulho! Ele é muito esperto e muito interativo. Estar fazendo parte, é maravilhoso", ressaltou Sonete Souza, mãe de Leandro Levi, 7 anos, matriculado na EM Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo.
As atividades emocionam não só os pais, como também profissionais da rede municipal. "O evento é tão rico e, com certeza, vai ficar marcado na vida dos alunos e dos familiares. Na minha, enquanto profissional, principalmente. É mágico ver os pais acompanhando, porque, dentro da escola, sempre querem o filho envolvido e a gente fazendo a inclusão. Hoje, é a concretização disso", declarou a professora de Educação Física da EM Cláudio Abrahão, Marcela Sanches.
Todos os alunos saíram do local com medalha - a maioria, também com um sorrisão no rosto. "As crianças levando medalha para a escola e apresentando isso para os amigos... Nada limita. Eles são especiais", completou a professora.
O evento ainda traz uma oportunidade para os alunos com deficiência vivenciarem uma rotina diferente. "Muitas vezes, a vida da pessoa com deficiência se resume a frequentar terapias e fisioterapias, ou seja, somente atividades atreladas à saúde. Quando eles têm essa abertura no esporte e podem mostrar suas capacidades, é uma fórmula perfeita. Temos muita felicidade envolvida", concluiu Johnny Fernandes, professor da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência de Mogi das Cruzes.
A competição contou com a presença da secretária adjunta de Educação, Mariane Prestes e Márcio Maldonado, coordenador da Coordenadoria Municipal de Cidadania e Inclusão Social.
A programação da 2ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas de Mogi das Cruzes segue até outubro. Serão disputadas as modalidades de xadrez, queimada, judô, basquete 3x3, futsal, esportes de precisão PCD e esportes de demonstração. Ao todo, o evento reunirá cerca de 4,2 mil alunos de 37 escolas municipais.
A 2ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas de Mogi das Cruzes é organizada pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação e conta com a parceria da Secretaria de Esporte e Lazer e dos departamentos da Secretaria de Educação, além do apoio da Secretaria de Saúde.