propostas e melhorias para o município
O prefeito Caio Cunha participou, no sábado (23/3), do “Fórum UMC Mogi 500 Anos”, uma ação promovida pela Universidade de Mogi das Cruzes em contribuição ao Projeto Mogi 500 Anos. O evento reuniu cerca de 300 participantes, entre especialistas de entidades públicas e privadas, autoridades, docentes, estudantes e munícipes, que discutiram propostas de melhorias para diversas áreas de Mogi das Cruzes, como mobilidade, saúde, educação, cultura, meio ambiente, segurança, desenvolvimento econômico, entre outros. Os temas poderão ser incluídos no Plano Mogi 500 Anos, que está em desenvolvimento.
O evento ocorreu no Teatro Manoel Bezerra de Melo, onde o pró-reitor acadêmico, Cláudio José Alves de Brito, e a coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação e Mestrado em Políticas Públicas, Tatiana Mello, recepcionaram os convidados reforçando o apoio da instituição ao Projeto Mogi 500 Anos e à importância da participação da sociedade no planejamento de longo prazo de Mogi das Cruzes. Os secretários municipais Lucas Porto (Planejamento e Gestão Estratégica), Claudio de Faria Rodrigues (Urbanismo) e João Marcos Souza (Mobilidade Urbana) prestigiaram o evento, além dos adjuntos Daniel Teixeira de Lima (Meio Ambiente e Proteção Animal) e Claudemir Menezes (Desenvolvimento Econômico e Inovação).
Na sequência, os participantes foram direcionados às 11 salas temáticas, onde foram debatidos temas como mobilidade urbana e rural; habitação de interesse social; relação escola-família, estratégias de assistência social e promoção de atividades culturais e esportivas; saneamento ambiental e clima; estratégias de educação e turismo; rio Tietê, áreas de mananciais e florestas; indústria, comércio, serviços, agronegócio e turismo; inovação e tecnologia: a indústria 4.0; prevenção da violência, atuação municipal no combate ao crime; estratégias de saúde promoção à saúde: alimentação, atividade física, lazer e cultura; estratégias de assistência à saúde: prevenção e tratamento de doenças; educação de qualidade e inclusiva e promoção cultural.
Ao final dos debates, o evento foi encerrado com a presença do prefeito Caio Cunha, que agradeceu e reforçou a importância da universidade na promoção de ações como esta, que vêm promovendo o debate sobre a cidade que as pessoas precisam e querem para os próximos anos. “O Projeto Mogi 500 Anos é um projeto da cidade, que os próximos prefeitos, por força de lei, cumprirão, para que o município evolua e se desenvolva de forma mais justa e sustentável”, disse o prefeito.
As propostas discutidas em cada uma das salas temáticas serão transcritas pelos relatores e formatadas em um único documento, o qual será posteriormente entregue pela UMC à Administração Municipal.
Projeto Mogi 500 Anos
O Projeto Mogi 500 Anos é inspirado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS - ONU) e, a partir da participação da sociedade mogiana, tem o objetivo de firmar os objetivos e projetos que guiarão o desenvolvimento do município pelos próximos 36 anos, quando Mogi completará 500 anos.
Lançado em junho de 2022 e coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, o Mogi 500 Anos está dividido em três etapas: "Diagnóstico: Mogi até Hoje”, “A Cidade que Sonhamos e que Precisamos” e “Caminhos Estratégicos”. Em setembro de 2023, foi apresentado ao público o resultado da primeira etapa do projeto, que foi o “Diagnóstico: Mogi até hoje”.
Durante a primeira etapa, a partir do apoio financeiro do Banco de Fomento da América Latina (CAF), Organização da Sociedade Civil Comunitas e empresas que atuam no município, a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica realizou várias ações, como o levantamento técnico da consultoria Macroplan, a realização de grupos de trabalho temáticos para discutir a cidade, consultas públicas, além de ações de secretarias municipais que auxiliaram no processo de diagnóstico.
Esse processo deu origem a ações concretas para o atendimento de demandas, com entregas como a ampliação do Pró-Hiper, a criação do Vagalume, o Programa Viva Jundiapeba, novas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Botujuru, entre outras.
A Etapa de Diagnóstico foi concluída com o estabelecimento de 8 pactos que guiarão o desenvolvimento do município para os próximos anos. São eles: preservar o meio ambiente, acelerar o crescimento econômico, fomentar hábitos saudáveis, preparar a próxima geração, reduzir desigualdades, ampliar a mobilidade urbana, promover um ambiente seguro e fortalecer a cidadania ativa.
Para pensar “A Cidade que Sonhamos e que Precisamos”, a partir destes pactos e em conjunto com a sociedade, a Prefeitura de Mogi das Cruzes está promovendo e apoiando ações como este Fórum na Universidade de Mogi das Cruzes, com o objetivo de estabelecer metas, indicadores e projetos que serão acompanhados ao longo dos próximos anos e farão parte do Plano Mogi 500 Anos.