qualificará museus de Mogi
Na última quarta-feira (20), profissionais do Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (INCI) estiveram em Mogi das Cruzes para realizar a primeira de uma série de visitas técnicas aos museus da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
A atividade teve início no Museu Mogiano (Casarão do Carmo) e contou com a participação da Secretária de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos. Em seguida, os especialistas do INCI, acompanhados dos profissionais dos museus da cidade, foram para a Pinacoteca, onde tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre a preservação e conservação de coleções museológicas a partir do acervo vistoriado.
Essa e outras ações estão sendo desenvolvidas seguindo duas importantes diretrizes da Secult para 2024: a continuidade da formação dos profissionais que atuam na Secretaria e a requalificação e a modernização dos museus mogianos – compromisso desta gestão com o patrimônio cultural local para uma melhor experiência dos mogianos e turistas que visitam a cidade.
O INCI é a organização social gestora de dois importantes museus da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (SCEIC): o Museu da Imigração, localizado em São Paulo, e o Museu do Café, que fica em Santos.
A iniciativa faz parte da parceria entre a Secult e o INCI voltada à qualificação da rede de museus municipais de Mogi das Cruzes, ação que integra os objetivos do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) de fortalecimento e valorização dos museus paulistas, impulsionado pela SCEIC.
A parceria com o INCI marca o esforço de aproximação com o SISEM-SP e com a Secretaria de Cultura do Estado, bem como a busca pelos mais qualificados especialistas garantindo assim a meta de aperfeiçoamento dos museus do município.