e terá 2ª degustação pública
O 1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, selecionou as primeiras receitas no sábado (24/2), durante a primeira degustação pública. O evento levou um bom público ao Parque Leon Feffer e terá continuidade no próximo sábado (2/3), quando será realizada a segunda degustação, com novas receitas. Os pratos selecionados participarão da etapa final, marcada para o dia 16 de março.
O prefeito Caio Cunha esteve no evento, ao lado da vice-prefeita Priscila Yamagami, de secretários municipais e funcionários das pastas que trabalharam na organização do evento. O chef de cozinha Érick Jacquin foi uma das atrações.
“Pessoal, hoje (sábado) aconteceu o primeiro evento do Festival Gastronômico Mistura Mogiana, que visa reconhecer a culinária regional e onde você é o jurado. E olha só quem veio prestigiar essa grande festa: o empresário, apresentador e chef de cozinha Érick Jacquin. Uma honra ter ele em nossa cidade, prestigiando algo tão importante!”, afirmou o prefeito.
O Mistura Mogiana foi realizado no espaço de eventos existente no Leon Feffer e contou com barracas onde foram expostos alimentos típicos da região, como caqui, nêspera e shimeji. Esses produtos também foram utilizados nas receitas preparadas pelos concorrentes. As pessoas que estavam no local receberam senhas e participaram da degustação dos pratos.
Além do dia 2 de março, o festival terá ainda uma degustação pública no dia 9 de março, sempre no Parque Leon Feffer, a partir das 11 horas. Será usado o mesmo sistema para todas as degustações: distribuição de senhas para o público presente e a seleção de receitas para a etapa final.
O Festival conta ainda com apresentações artísticas. O Mistura Mogiana também dará origem a um livro, que será um roteiro cultural e gastronômico de Mogi das Cruzes, trazendo informações sobre receitas feitas com produtos locais e típicos. Outro objetivo é estimular que as receitas sejam incorporadas entre bares e restaurantes da cidade – premiando um cardápio que reconhece os talentos locais.
A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Cultura, Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Proteção Animal, Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Governo, por meio da Coordenadoria de Turismo. A organização do festival lamenta o falecimento de Roque Thomazini, um dos principais incentivadores e jurado do primeiro dia, ocorrido na segunda-feira, dia 26 de fevereiro.
Palestras
O 1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana também oferece palestras aos interessados. Elas acontecem nas sextas-feiras que antecedem as degustações públicas e são realizadas no Auditório da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 550), com limite de 30 vagas por palestra. Para se inscrever, basta acessar um link (clique aqui). Para esta sexta-feira, dia 1º, os interessados podem assistir às seguintes palestras: