Semae de Portas Abertas
Alunos do Ensino Médio do Sesi Milton Sobrosa Cordeiro, da Vila Oliveira, visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro, na manhã desta quinta-feira (22/02), no primeiro Semae de Portas Abertas de 2024. O programa de visitas monitoradas, destinado a estudantes, tem como objetivo promover a educação ambiental por meio da conscientização sobre a importância da água, como utilizá-la adequadamente e apresentar a autarquia e o sistema de água do município, em especial o tratamento.
O projeto é coordenado pela Divisão de Meio Ambiente/Departamento Técnico do Semae, em parceria com o Departamento de Água.
Os estudantes foram orientados pelo engenheiro ambiental Cristiano von Steinkirch de Oliveira; pelo encarregado de Controle de Qualidade do Tratamento de Água, Ivan Santos de Jesus, e pelas estagiárias Ana Carolina Nazaré Silva (Tecnologia e Saneamento) e Evelin Camily Rodrigues de Assis (Química).
Os alunos aprenderam sobre o processo de captação e as diversas fases do tratamento da água (incluindo os sistemas de filtragem e lavagem de filtros), até deixá-la potável, uso consciente da água (com dicas simples para redução do consumo no dia a dia) e responsabilidade com o meio ambiente.
Para a professora Cátia Espina, a visita foi muito proveitosa para complementar as experiências em sala de aula e laboratório, do componente curricular Práticas investigativas/Análises químicas investigativas. “O conteúdo agregou muito ao nosso estudo. Nossa turma está investigando as propriedades da água e formas de tratamento e distribuição”, destacou Cátia.
Responsáveis pelas escolas que tiverem interesse em marcar a visita devem ligar para 4798-6392 (Divisão de Meio Ambiente do Semae), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para visitas@semae.sp.gov.br.
O público-alvo são alunos que cursam a partir do Ensino Fundamental II (6° ano em diante), de escolas públicas e particulares de Mogi das Cruzes.
As visitas ocorrem às terças e quintas-feiras, a partir das 8h45, com duração aproximada de 45 minutos e no máximo 25 visitantes por turma.
O programa é um importante elo entre a autarquia e a rede escolar, pois os estudantes são multiplicadores de informação e levam o aprendizado para casa, conversando com os pais, irmãos e colegas. É uma contribuição para a formação das novas gerações.