mais de 900 intervenções em escolas
O projeto Renova Escola, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, realizou, em 2023, mais de 900 intervenções em escolas municipais. A iniciativa, que promove uma gestão mais eficiente da infraestrutura dos prédios escolares, realizou diferentes tipos de intervenções para a revitalização das unidades escolares e a retirada de materiais que não eram mais utilizados pelas escolas, possibilitando a criação de novos ambientes nas unidades escolares.
As ações são realizadas aos finais de semana e no contraturno das escolas. A ideia é evitar que as aulas e o funcionamento da escola sejam prejudicados. No último ano, a equipe do Renova Escola realizou a pintura de 15 escolas, refez 24 tubulações de esgoto e realizou 43 intervenções na parte elétrica, além de atender 27 serviços de alvenaria e carpintaria.
O projeto realiza as adequações necessárias de forma mais planejada, ágil, eficiente e com redução de custos.“O Renova Escola é um projeto de grande valor para a rede municipal de ensino. Contamos com um time de profissionais dedicados e comprometidos, que proporcionam melhorias que vão além da manutenção básica, beneficiando alunos e servidores”, disse a secretária de Educação, Marilu Beranger.
A iniciativa é conduzida pelo Departamento de Gestão de Operações (DGO) e recebe apoio de outros setores da Secretaria de Educação, como o Departamento de Alimentação Escolar; além de outras secretarias municipais. “Nosso time com apoio de outros setores tem feito um grande trabalho na revitalização dos prédios com eficiência e redução de custos para atender da melhor forma os mais de 47 mil alunos da rede municipal”, disse João Paulo de Lima, diretor do DGO.
Pelo projeto, também foram realizados serviços de podas em 87 unidades. A iniciativa 100% LED atendeu 110 escolas com a troca de lâmpadas fluorescentes pelas de LED, opções mais modernas e econômicas, reduzindo o consumo de energia das unidades escolares. Os 30 totens de segurança, instalados neste ano, também fazem parte da iniciativa.
A retirada de inservíveis (materiais que não são utilizados pelas escolas) está entre os serviços oferecidos pelo Renova. O processo foi reformulado, proporcionando mais organização e eficiência. Em 2023, foram realizadas 186 triagens destes materiais e 376 itens foram transferidos. Este trabalho resulta na liberação de espaços, que podem ser utilizados para outras atividades e possibilita a reutilização destes materiais ao serem destinados para outras unidades escolares.