Recuperação Asfáltica
O Programa Nova Mogi de Recuperação Asfáltica segue atuando em cinco bairros de Mogi das Cruzes nesta semana. Na rua Cabo Diogo Oliver, no Mogilar, as obras seguem para o segundo trecho, entre as ruas Casarejos e Salvador Cabral. Neste ponto, os serviços são de escavação, montagem de base e aplicação da camada “binder”, que serve para ligar o revestimento asfáltico com a base. Como não nunca houve um sistema adequado de drenagem na via, esta implantação também está sendo feita. O quarteirão fica interditado nesta etapa - pedestres e condutores precisam ficar atentos à sinalização das rotas alternativas.
Na Vila Oliveira, a rua Francisco Assis Monteiro de Castro recebe a manutenção de guias e sarjetas, a raspagem da camada antiga de asfalto e a aplicação da nova massa asfáltica.
Já na Vila Natal, a rua Paris terá a conclusão de um muro de contenção, além da aplicação de da nova camada asfáltica.
No bairro do Socorro, a avenida João XXIII recebe a implantação de um ponto de drenagem na pista sentido bairro, no trecho entre os números 300 e 400.
A região do Taboão também recebe melhorias, na estrada Yoneji Nakamura, com a aplicação da nova camada asfáltica.
“Como a maior parte da camada asfáltica do município é antiga, o trabalho de recuperação é necessário, principalmente nos corredores de ônibus, que recebem tráfego pesado. Assim, em algumas vias é preciso executar um serviço mais complexo, com escavação e montagem de base – nestes trechos, as intervenções são mais pesadas e exigem interdição completa para a segurança e rapidez na conclusão das obras”, explica o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira.
Orientações
Em todos os trechos em manutenção do Programa Nova Mogi é preciso atenção dos condutores. Para a execução segura e mais rápida destes serviços, é preciso interditar parcialmente as vias conforme as obras avançam. Todos os trechos estarão sinalizados, inclusive com indicação de rotas alternativas.
Os ônibus que cumprem itinerário nestas regiões também adotam rotas alternativas à medida que as interdições forem necessárias. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana fará a sinalização para os motoristas.
A Secretaria de Infraestrutura Urbana lembra que o cronograma dos trabalhos pode sofrer alteração por causa das condições climáticas.
Programa Nova Mogi
O Nova Mogi tem investimento total de R$ 205,9 milhões, somando diferentes convênios e fontes de captação de recursos, incluindo também obras em estradas da cidade, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Ao todo, serão mais de 150 vias atendidas, numa extensão mínima de 130 quilômetros, alcançando 70% dos bairros da cidade. Trata-se do maior programa de recuperação asfáltica já lançado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e a previsão é que os trabalhos se estendam até o segundo semestre de 2024.