Evento encerra a primeira edição
Cerca de 20 escolas e creches da rede municipal de ensino participaram do encerramento da primeira edição dos “Jogos da Alimentação Saudável”, promovido pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), em parceria com o Departamento Pedagógico (Deped). A ação aconteceu na sede do DAE, em Braz Cubas, no último dia 30 de novembro e foram sorteadas entre as escolas participantes uma visita a uma plantação da região e outra à sede do departamento.
Os Jogos foram organizados em três etapas, que foram realizadas durante o mês de outubro e receberam selos ao completar cada etapa. A secretária de Educação, Marilu Beranger, agradeceu a participação de todos. “Quero agradecer pela participação de toda a equipe do departamento e a todas as escolas presentes. É lindo ver a dedicação e o carinho de todos pelas nossas crianças”, disse.
O projeto faz parte do trabalho de Educação Alimentar Nutricional, desenvolvido pelo DAE desde 2021 e tem como objetivo conscientizar e melhorar os hábitos alimentares das crianças, não só na escola, como também com suas famílias. “Este projeto enche os nossos corações de alegria, pois traz um resultado especial para todos que participam e o melhor para as nossas crianças”, destacou Caio Lages, diretor do DAE. Os temas dos jogos são referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU e as atividades foram acompanhadas pela nutricionista e responsável técnica do DAE, Bruna Mariana Braga.
A creche sorteada para visitar uma plantação de agricultores rurais da cidade foi CEIM Profª Leila de Queiroz Beneforti- CEIC Sonho Meu II, em Jundiapeba. “Estamos muito empolgados para a visita. As crianças vão gostar bastante. Elas aprenderam muito, enquanto brincavam com a textura dos alimentos e iam conhecendo e experimentando, o que foi bem bacana.”, disse a diretora da unidade, Thaluane Santos Silva.
A visita ao DAE será feita pela EM Dr. Luiz Beraldo de Mirando, no Parque Olímpico. A escola irá conhecer o fluxo de abastecimento do local e suas instalações. A diretora da escola, Flávia Pacces, comentou sobre a ação. “Ficamos muito contentes com o projeto, é sempre muito importante falarmos sobre alimentação saudável e acho que vai ser muito importante para as crianças conhecerem um novo ambiente e terem uma nova experiência”. A chefe da Divisão de Extensão Rural e Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Marta Bezerra também participou do evento.