reúne servidores no auditório
Servidores de diferentes setores da Prefeitura de Mogi das Cruzes participaram da abertura oficial da Campanha Novembro Azul 2023, realizada nesta terça-feira (7/11), no auditório do prédio sede. O evento marcou o início das ações de divulgação sobre o câncer de próstata que, no Brasil é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
A abertura foi realizada pelo secretário municipal de Saúde, William Harada, que elogiou a presença maciça do público masculino. “A sala cheia demonstra que existe interesse pelo assunto e isso é altamente positivo, sobretudo porque trata-se de um tema de extrema importância para a saúde do homem”, afirmou.
Na sequência, o médico urologista Carlos Eduardo Marins, professor da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), proferiu palestra sobre o tema. De forma séria, mas de fácil entendimento, o profissional mostrou detalhes da anatomia do homem, fatores de risco, importância do diagnóstico precoce para a qualidade de vida do paciente e as formas de tratamento, entre outras informações.
“O câncer de próstata só apresenta sintomas quando está avançado. Nas fases iniciais, não há sinais. Por isso os exames preventivos são de extrema importância para a saúde dos homens”, alertou.
A coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Falchete do Prado, também falou com o público presente e abordou a falta de cuidado por parte dos homens, que culturalmente não gostam de ir ao médico ou realizar exames. “Nós podemos ajudar, dar apoio e até marcar a consulta. Mas o corpo é de vocês. Vocês precisam se cuidar porque nós mulheres não queremos mais envelhecer sozinhas”, afirmou.
Serviço - Até o final de novembro, todas as unidades de saúde prestam esclarecimentos sobre a doença e realizam o agendamento de exame para homens na faixa etária de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento com urologista e nem tenham realizado o mesmo exame nos últimos 12 meses.
O exame inicial é o PSA (coleta de sangue), que precisa ser agendado porque exige preparo especial, como não ter relações sexuais ou ejaculação nos dias que antecedem a coleta. Em caso de alteração no resultado, o paciente é encaminhado para consulta com médico urologista, onde dará sequência aos procedimentos necessários.
O câncer de próstata é uma neoplasia que ocorre na glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.