tem inscrições abertas para curso
O programa Conduz, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está com inscrições abertas para o curso gratuito de técnicas de reparos residenciais. A prioridade é atender o público em situação de vulnerabilidade social e os interessados devem se inscrever até esta sexta-feira (27/10), por meio de formulário online.
As aulas serão ministradas na Incubadora Social, em Jundiapeba, terão início no dia 8 de novembro e se estenderão até 13 de dezembro. Serão promovidas às terças, quartas, quintas e sextas e os interessados podem optar pela turma da manhã - 8h ao meio-dia - ou da tarde - 13h às 17h. São, ao todo, 30 vagas (15 para cada turma).
O objetivo do curso é passar ensinamentos sobre manutenções residenciais, nicho este de mercado que tem crescido cada vez mais, em função da falta de tempo e também de habilidades de muitas pessoas, com serviços que são necessários em todo domicílio. Os alunos aprenderão conceitos básicos, que os auxiliarão a fazer reparos em suas próprias casas e até mesmo prestar serviços para terceiros.
O Conduz - Programa Municipal de Geração de Trabalho e Renda, reúne uma série de objetivos, tais como identificar o potencial produtivo dos territórios de vulnerabilidade social, organizar grupos de desenvolvimento de habilidades para inserção no mundo do trabalho e atuar como articulador intersetorial para aproximar o público prioritário das demais políticas públicas ligadas à integração ao universo do trabalho.
Também são atribuições do programa garantir acesso a cursos e qualificação profissional, fomentar o acesso a oportunidades de trabalho e geração de trabalho e renda, bem como a programas como Jovem Aprendiz, articular com os serviços e as organizações da sociedade civil que compõem a rede socioassistencial para o desenvolvimento de grupos de geração de trabalho e renda e disponibilizar espaços para que esses grupos se capacitem e se fortaleçam.
A Incubadora Social, onde o curso será ministrado, fica na rua Nito Sona, 2175, em Jundiapeba. Ela foi entregue em abril deste ano, para ser um espaço de capacitação, produção, exposição e venda de produtos e serviços desenvolvidos por grupos de empreendedorismo social, dentro dos conceitos de inclusão produtiva e economia solidária, sempre com o intuito de superação de vulnerabilidades.