evento reúne mais de 500 lideranças
A Prefeitura de Mogi das Cruzes foi convidada a participar do Bloomberg CityLab 2023, evento que reúne cerca de 500 lideranças de todo o mundo em Washington, capital dos Estados Unidos, e que é promovido pela Bloomberg Philanthropies em parceria com o Instituto Aspen. O encontro será de 18 a 20 de outubro.
O CityLab reúne representantes de cidades de países da América do Norte, América Latina, Europa e África, além de lideranças da ONU e de organizações como a Urban95, Universidade de Harvard, Universidade Johns Hopkins e London School. O objetivo é discutir ações inovadoras que levam as cidades para outro patamar de resolução de desafios em áreas como infraestrutura, saneamento básico, moradia e planejamento, com base em dados e evidências.
O prefeito Caio Cunha se juntará aos participantes, incluindo Michael R. Bloomberg, a prefeita Muriel Bowser, o governador Wes Moore, e prefeitos e autoridades municipais de mais de 220 cidades, abrangendo mais de 40 países e seis continentes em todo o mundo.
“As cidades enfrentam uma era de questões cada vez mais complexas – desde a rápida urbanização, a retomada do desenvolvimento econômico e os desafios dos déficits habitacionais. Estaremos com mais de 500 prefeitos e gestores municipais para partilhar e explorar novas ideias e intervenções urbanas. São soluções que serão testadas no presente e que terão impacto no futuro das cidades – onde vive mais de metade da população mundial”, disse o prefeito Caio Cunha.
Também haverá um evento exclusivo para prefeitos, chamado Estúdio de Inovação para Prefeitos, que vai acontecer no CityLab. No Estúdio, a discussão será sobre como as cidades têm utilizado e podem usar a Inteligência Artificial Generativa para resolver desafios emergentes e agilizar os processos.
Mogi das Cruzes foi convidada a participar desta iniciativa nos Estado Unidos porque é uma das duas únicas cidades do Brasil a possuir a certificação internacional What Works Cities, e uma das seis cidades brasileiras a ser reconhecida para integrar a Aliança de Cidades com Dados, também da Bloomberg Philanthropies.
“Vamos aprender, trocar ideias e explorar abordagens inovadoras aos desafios da nova geração que enfrentamos. Esperamos trazer conhecimento que promova um impacto sustentável e duradouro para a população de Mogi das Cruzes”, disse o secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Severino Neto, que irá acompanhar o prefeito Caio Cunha no congresso.
Sobre a Bloomberg Philanthropies
A Bloomberg Philanthropies investe em 700 cidades e 150 países ao redor do mundo para garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas. A organização concentra-se em cinco áreas principais para criar mudanças duradouras: Artes, Educação, Meio Ambiente, Inovação Governamental e Saúde Pública. Em 2022, a Bloomberg Philanthropies distribuiu US$ 1,7 bilhão.
O Bloomberg CityLab foi fundado há mais de uma década com base no princípio de que a inovação mais importante ocorre em nível local e que o impacto global pode ser alcançado quando as cidades partilham soluções.