reuniu mais de 250 jovens da cidade
Mais de 250 jovens mogianos participaram da 2ª Conferência Municipal de Juventude, promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento de Capacitação Profissional e Políticas de Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. No evento, realizado no dia 29 de setembro, foram encaminhadas e aprovadas 24 propostas dos grupos de trabalho e os participantes elegeram quatro delegados, que irão representar a cidade na etapa estadual.
A partir do tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, os participantes se dividiram em oito grupos de trabalho, que trataram sobre os direitos à Educação; Profissionalização, Trabalho e Renda;.Sustentabilidade e Meio Ambiente; Cultura, Desporto, Lazer, Território e Mobilidade; Diversidade, Igualdade, Comunidade e Liberdade de Expressão; Cidadania, Participação Social e Política, Representação Juvenil, Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE; Saúde e Segurança Pública e acesso à Justiça.
Para a vice-prefeita Priscila Yamagami, a conferência é uma oportunidade de promover a escuta dos jovens e incentivar sua participação. “É o momento de discussão de políticas públicas, de ouvirmos e escutarmos os jovens de verdade, deixando que eles se expressem e apresentem suas ideias”, disse. Mogi das Cruzes tem sido referência em políticas públicas para os jovens, como o Empodera Juventudes, que está em sua 3ª edição e se tornou case estadual, assim como o Cursinho Público Pré-Vestibular gratuito, que acontece em espaços descentralizados, por meio do CRESCER.
Os grupos para a discussão das temáticas na conferência foram formados por alunos gremistas de 15 escolas e jovens de mais de 20 bairros. Após a abertura no Auditório do Cemforpe, os jovens se dividiram em salas da Escola de Governo e Gestão e o Bloco Didático do Cemforpe. Foram encaminhadas e aprovadas 24 propostas em temáticas, como a ampliação do atendimento à saúde mental, empregabilidade, arborização da cidade no combate às mudanças climáticas, passe livre para estudantes em atividades de lazer, esporte e cultura.
“A Conferência mostrou o potencial das juventudes de Mogi. Com muito diálogo sobre a cidade, os jovens construíram propostas que contemplaram as necessidades de toda a cidade. Um exercício de pura cidadania e o fortalecimento do protagonismo juvenil”, destacou Itânio Mariano, que presidiu a Conferência e coordenará a Delegação Municipal na Conferência Estadual de Juventude.
Além dos jovens, os grupos contaram com a participação dos secretários municipais Caio Luz, de Mobilidade Urbana; Lucas Porto, de Planejamento e Gestão Estratégica; Severino Netto, de Transparência e Dados Abertos;,a adjunta de Saúde, Rosangela Cunha e o adjunto de Assuntos Jurídicos, Marcelo Silverio. Estiveram presentes o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Claudemir de Menezes; a supervisora da Diretoria de Ensino Região Mogi das Cruzes, Eliana Incau e a vereadora Malu Fernandes.
A Plenária Final foi realizada no Auditório do CEMFORPE com a participação de todos os jovens na aprovação das propostas da Conferência Municipal e a eleição dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual, na cidade de Olímpia, nos dias 27 e 28 de outubro. Foram eleitos Ana Beatriz Pires, de 16 anos; Carolina da Mota, de 18 anos; Christian Yakabe, de 18 anos e Gustavo Costa, de 22 anos. Lavínia Campos, de 15 anos, é a suplente do grupo.