leva formação de cidadania para escolas
Com a volta às aulas nas escolas de Mogi das Cruzes, as atividades do projeto Anjos da Guarda foram retomadas nas unidades de ensino da cidade nesta segunda-feira (24/07). Até o final de agosto, estão previstas atividades em 11 escolas da rede municipal de ensino.
O projeto Anjos da Guarda trabalha com os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental temas como o comportamento seguro para as crianças, bullying, combate ao racismo, abuso sexual, entre outros. As atividades com os estudantes compreendem palestras e trabalho com uma cartilha desenvolvida especialmente para o projeto.
“O projeto Anjos da Guarda é uma iniciativa que auxilia na formação e no acolhimento às crianças em um período importante de suas vidas, quando passam a ter contato com o mundo e também estão mais expostos a riscos. É também um trabalho para desenvolver a empatia e o respeito e uma oportunidade em que crianças podem relatar algum problema”, explicou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.
Quando há relatos de casos de bullyng, de racismo ou abusos sexuais, informados espontaneamente pelas crianças, são adotadas providências legais juntamente com a rede de proteção existente no município. As informações também são repassadas às Secretarias Municipais de Segurança, de Educação e de Assistência Social, além do Conselho Tutelar, para serem apuradas e as providências adotadas com o devido protocolo de preservação da vítima previsto na legislação.
O projeto Anjos da Guarda foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, unindo o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, responsável pela didática, e as atividades ministradas pela Guarda Municipal, de acordo com uma programação de atendimento. Os guardas municipais encarregados do trabalho passam por treinamento e capacitação para trabalhar o tema com os alunos.
As escolas que quiserem participar do projeto Anjos da Guarda devem entrar em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 4798-5756 ou pelo e-mail re.anjosdaguarda@mogidascruzes.sp.gov.br. A estimativa é que cerca de 4 mil alunos sejam atendidos pela iniciativa.
Segurança nas escolas
A Prefeitura de Mogi das Cruzes também mantém outras ações voltadas à segurança nas escolas do município. Em abril, a administração municipal criou um Grupo de Trabalho para Segurança nas Escolas para identificar possíveis vulnerabilidades das estruturas, recolher as demandas e conversar com a professores, funcionários e pais, além de fornecer orientações com base no Protocolo da Secretaria Municipal de Educação e orientações de segurança em casos de emergência.
O investimento em tecnologia também é destaque, com a implantação de 30 totens de segurança em escolas municipais. Os equipamentos já estão em operação e interligados à Central de Monitoramento de Totens. Também foi lançado um novo aplicativo que permite o contato direto e rápido entre as escolas e os órgãos de segurança do município, para o atendimento em casos de emergência.
A administração municipal ainda mantém junto às escolas municipais o trabalho da Ronda Escolar, um grupamento específico voltado à segurança nas áreas próximas às unidades de ensino. Ela trabalha no apoio aos docentes, auxilio em travessias e na mediação de conflitos. O grupamento conta com viaturas e guardas municipais, com formação específica para atender alunos, professores e a comunidade escolar.