de Mobilidade Urbana tomam posse
O prefeito Caio Cunha participou, na noite desta segunda-feira (19/06), da cerimônia de posse do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU). Os novos conselheiros farão parte do órgão, que reúne representantes do Poder Público e da sociedade civil, no biênio 2023/2025.
O CMMU é um órgão que permite a participação da sociedade civil nas discussões relativas à mobilidade urbana de Mogi das Cruzes, incluindo trânsito, transporte coletivo, circulação de ciclistas, pedestres, entre outras atividades. De acordo com a legislação, ele é formado 24 membros titulares e 24 suplentes, entre representantes da Prefeitura de Mogi das Cruzes, de órgãos estaduais ligados à mobilidade, de entidades, sindicatos e associações.
“Tomar decisões acertadas que proporcionem desenvolvimento para a nossa mobilidade é muito importante. Não dá para a gente tomar decisões apenas no gabinete. A participação de vocês é fundamental para tomarmos decisões certas, que tragam impacto positivo para a população”, destacou o prefeito Caio Cunha.
O prefeito lembrou ainda a representatividade do CMMU, que reúne representantes de diversos setores que possuem relação com a mobilidade urbana. “Espero que este não seja um conselho não seja meramente protocolar, mas que provoque o Executivo e discuta as questões da cidade. Quando temos esta representatividade, as discussões precisam ser feitas aqui e quem ganhará será a cidade de Mogi das Cruzes”, afirmou.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Caio Luz, que é o presidente do CMMU, e o presidente da Câmara Municipal, Marcos Furlan, também participaram da cerimônia de posse.
Fazem parte do CMMU, representantes das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana, de Finanças, de Assistência Social, de Infraestrutura Urbana, de Urbanismo, de Desenvolvimento Econômico e Inovação, do Meio Ambiente e Proteção Animal, de Segurança, de Transparência e Dados Abertos e de Educação. Entre os órgãos estaduais, estão representados a 30º Ciretran de Mogi das Cruzes e o 17º Batalhão da Polícia Militar.
Pela sociedade civil, fazem parte do conselho representantes do sistema CIESP/FIESP, da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, do Sindicato dos Transportes Rodoviários, do Sindicato dos Taxistas, do Sindicato do Transporte Escolar, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Mogi das Cruzes, do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência, de associação de bairros, dos ciclistas, de associação de transporte por aplicativo e das empresas de transporte coletivo urbano.
Para os representantes da sociedade civil, foi aberta a possibilidade de eleições para escolha dos membros, por meio do Programa Participa Mogi. A medida garantiu maior participação popular para a formação do conselho.