receberão formaturas do Proerd
Cerca de 180 alunos do 5º ano do Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, em Jundiapeba, participaram na manhã desta terça-feira (25/04) da formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizado pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes e a Diretoria de Ensino – Região Mogi das Cruzes. O evento faz parte da programação de formaturas do primeiro período deste ano, que acontecerá até o dia 5 de maio.
O Proerd é ministrado pelos instrutores André Ferreira dos Santos, Nalva Clarice Pires, Tiago César Florêncio e Anderson Bernardo Ferreira dos Santos.“Falamos sobre bullying, prevenção às drogas e o modelo de tomada de decisão Proerd para que a criança não tome decisões sem pensar, ela deve parar, pensar e diminuir a tensão para tomar uma decisão”, explicou o instrutor Ferreira, que ressaltou o apoio do comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Manoel Ferreira Neto.
A parceria entre a escola e as famílias foi destacada pelos pais e a gestão da escola. “Muitas vezes, eles falam sobre coisas que nós, como pais, não sabemos abordar. É um trabalho em conjunto entre os policiais, os pais e a escola”, disse Suellen de Almeida Barbosa Sousa, mãe de aluno que representou os pais e responsáveis no evento. “É importante valorizar o espaço escolar e o que é feito em prol das crianças”, disse o diretor Eric Henrique Silva de Souza.
O evento contou com a entrega de medalhas aos alunos que se destacaram nas redações e todas as turmas participantes receberam certificados de participação. A Banda Sinfônica da escola, que integra o projeto “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola”, sob regência do maestro Jackson Felício se apresentou na formatura, que também contou com uma homenagem à diretora Ana Lúcia Alves Pinto, que faleceu recentemente.
O Cempre é a terceira escola a receber a programação de formaturas deste primeiro período, que começou na última segunda-feira (24/04) na EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta, em Jundiapeba e na EM Dr. Isidoro Boucault, na Vila da Prata. Nesta quarta-feira (26/04) será a vez da EM Dr. Álvaro de Campos Carneiro e na quinta (27/04) serão duas, a EM Profª Ana Lúcia Ferreira de Souza, na Vila Rachel e a EM Dr. Waldir Paiva de Oliveira Freitas, no Sesi Braz Cubas. Mais oito escolas formarão alunos pelo programa no início de maio.
As escolas municipais também participam do projeto Anjos da Guarda, realizado pela Guarda Municipal de Mogi das Cruzes. Além das iniciativas, a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem intensificado as ações de segurança escolar, como a ampliação da ronda escolar em parceria com a Polícia Militar e desenvolvido ações, como a contratação de serviços de monitoramento, a instalação dos totens e a formação de um Grupo de Trabalho para Segurança nas Escolas.