Profissionais participam de formação

projetos de Educação Musical da cidade

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 13/02/2023

Profissionais dos projetos de Educação Musical da cidade participam de formação

Quarenta profissionais dos projetos de educação musical promovidos pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes concluíram na última sexta-feira (10/02), no Cemforpe, a oficina Tocar –Junto. A formação, realizada pela Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes (AFABAMC) responsável pela gestão do projeto “Pra Ver a Banda Passar”, reuniu os professores da iniciativa e os monitores de metais e coordenadores do “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola”, administrado pela Sinfônica Mogi.

A oficina, que começou na noite de quinta-feira (09/02), foi ministrada pelo professor Marcelo Eterno Alves, Mestre em Performance Musical, especialista em Música Brasileira no Século XX, licenciado em Educação Musical e técnico em Trompete pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. O educador é criador do método de ensino coletivo Tocar-Junto, destinado a bandas de música e outros grupos instrumentais, instrumentistas de sopros estudantes e/ou profissionais.

“Apresentei para eles as possibilidades de metodologias do uso desse material didático no dia a dia da sala de aula. O Tocar-Junto envolve um pouco da teoria musical, prática, técnica e repertório para banda”, contou o professor, que atua em Goiânia. Os projetos impressionaram Alves. “São dois projetos bem bacanas na cidade, que está de parabéns e tem muito a ganhar com isso. Quem ganha, principalmente, é o aluno que tem essa possibilidade de aprender música na própria escola”, disse.

Para Richard Félix Bitelli, presidente da AFABAMC, o método irá agregar nas aulas oferecidas aos alunos.  “É um método que realmente é voltado para bandas e fanfarras. Todos gostaram muito das atividades. Vai ser muito importante porque agora vamos ter um norte realmente voltado para o nosso segmento. Vai favorecer muito o trabalho nas escolas”, disse. O Pra Ver a Banda Passar é desenvolvido em 28 escolas, sendo 15 municipais e 13 estaduais.

A trompista e monitora de Metais do projeto Pequenos Músicos no Cempre Dra. Ruth Cardoso, no Jardim Layr, Débora Mas também destacou a importância da formação. “Com a base do método e as falas do professor, conseguimos um leque de opções em sala de aula”, disse. O diretor artístico da Sinfônica Mogi, Lelis Gerson, gestora do Pequenos Músicos, desenvolvido em 20 escolas municipais e o coordenador dos projetos de educação musical da Secretaria de Educação, maestro Allan Caetano, também participaram da formação.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo