da Feira do Empreendedor do Sebrae
Três grupos de empreendedores formados e acompanhados pelo programa Conduz, da Secretaria Municipal de Assistência Social, estão marcando presença na Feira do Empreendedor, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em São Paulo. São eles: Dons da Rua, Irmãs D´Óca e D´Ellas Modas. A feira teve início na última sexta-feira e se encerra nesta terça-feira.
Os grupos mantêm estandes no evento, onde exibem e vendem produtos como roupas, alimentos e acessórios. A participação serve como mais um passo na trajetória desses empreendedores, que vivem o processo de superação de vulnerabilidades, com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
No caso das Irmãs D´Óca, trata-se de um grupo composto atualmente por três mulheres, que se originou no CRAS Jardim Layr. Elas produzem alimentos a base de tapioca, tais como barquinhas de tapioca, pizza, bronwnie e agora já desenvolvem novas receitas, como farinha temperada. A Prefeitura disponibilizou a elas um espaço adequado para o desenvolvimento das receitas e aprendizado da gastronomia e, atualmente, o grupo já comercializa suas criações todas as sextas-feiras, na feira noturna do Mercado do Produtor.
Já o D´Ellas Modas é uma cooperativa de costura, que nasceu no distrito de Jundiapeba e é formada por pessoas em situação de vulnerabilidade social, que tinham acompanhamento da Secretaria Municipal de Assistência Social. As integrantes do grupo tiveram acesso a cursos gratuitos de capacitação e, hoje em dia, produzem variados itens de vestuário e acessórios, com foco neste momento na confecção de pijamas.
O Dons da Rua, por sua vez, tem em sua formação pessoas que viviam em situação de rua e estão no processo de superação dessa condição, com oportunidade de geração de renda. Eles têm o artesanato como atividade principal, portanto desenvolvem itens como desenhos, mandalas e já têm a marca do grupo estampada em camisetas, canecas, bonés, ecobags e chaveiros. Todo esse mix de produtos está disponível para venda na loja da Economia Solidária, um espaço aberto pela Prefeitura no piso superior do Mercado do Produtor, numa parceria da Secretaria de Assistência Social com a Secretaria de Agricultura.
“O Conduz é um programa municipal de geração de emprego e renda, que visa gerar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade. Por meio da incubadora social, que funciona no distrito de Jundiapeba, oferecemos um espaço para o desenvolvimento de produtos e capacitação, que permite às pessoas se descobrirem enquanto seres criativos e capazes de construir novas histórias. Então, além de romper com várias situações de vulnerabilidade, isso permite que eles adquiram autonomia perante a vida”, explica a coordenadora do programa em Mogi das Cruzes, Vera Suzart.
O programa Conduz já atendeu mais de mil pessoas em oficinas e cursos de capacitação gratuitos e tem atualmente cerca de 60 pessoas incubadas em grupos de empreendedorismo.
A Feira do Empreendedor 2022 está ocorrendo na modalidade presencial e virtual, sendo a primeira no São Paulo Expo, um dos mais modernos espaços para eventos do país. Expositores de todo o Brasil marcam presença no evento e têm ali a oportunidade de divulgar suas marcas e fazer bons negócios. Pela modalidade virtual, são mais de 110 horas de programação, com palestras, diálogo e aulas-show pelo Sebrae Experience, plataforma de realidade virtual.