para a revitalização da horta local
A Vila Dignidade, em Mogi das Cruzes, recebeu nesta quarta-feira (31/08), pela primeira vez, uma ação do programa Voluntários do Bem, da Ecopistas. A ação foi feita em celebração ao Dia do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto e consistiu na atuação de um grupo de 15 funcionários da empresa, com a participação dos idosos residentes, para remodelar a horta do equipamento, com o plantio de mudas de hortaliças, temperos e arvores frutíferas.
A ação mobilizou os idosos e a equipe que trabalha no equipamento e serviu como uma atividade de convívio e trocas, que mostrou também o reconhecimento ao trabalho ali desenvolvido. “É gratificante ver que o nosso trabalho está sendo visto e percebido, ao ponto de recebermos aqui projetos como esse. E é uma ação muito estimulante para os idosos, tanto sob o aspecto da interação social, como pelo incentivo para o cuidado e o zelo com algo que é deles”, destacou a coordenadora da Vila Dignidade, Camilla Cristina Taceli.
As mudas de hortaliças, temperos e ervas de chá utilizadas para a revitalização da horta da Vila Dignidade foram produzidas pelo Viveiro de Mudas da Ecopistas. Logo, tudo o que foi plantado hoje foi doado pela empresa. “É uma oportunidade para os nossos colaboradores doarem parte do tempo que estariam na empresa para interagir e levar carinho aos idosos”, explicou o coordenador de Sustentabilidade da Ecopistas, Caio Cesar Vicentini de Barros.
Atualmente, 21 idosos residem na Vila Dignidade. Recentemente, o equipamento foi reconhecido pela organização espanhola Fundación Pilares como exemplo de boas práticas em serviços públicos e estampou as páginas do catálogo "Red de Buenas Prácticas" (rede de boas práticas), um projeto da fundação, que visa a criação de uma rede de divulgação de boas práticas para aumentar a qualidade de vida das pessoas em situação de fragilidade, deficiência ou dependência.
Inaugurada em 2015, a Vila Dignidade é um condomínio formado por 22 residências voltadas a idosos em situação de vulnerabilidade econômica e social, porém independentes. Trata-se de um serviço de acolhimento na modalidade república, que busca ofertar dignidade e qualidade de vida para pessoas da terceira idade que não possuem imóvel próprio e tiveram os vínculos familiares fragilizados ou rompidos.
Além da oferta da moradia, o serviço conta com acompanhamento social dos idosos residentes, com o objetivo de facilitar o acesso à rede de políticas públicas, reconstruir os vínculos familiares e comunitários, preservar as condições de autonomia e independência e estimular o alcance da autossustentação.
O encaminhamento dos idosos para o local se dá a partir de outros equipamentos da rede socioassistencial da cidade, como as unidades do CREAS e CRAS. As inserções são realizadas conforme a disponibilidade de vagas e também o atendimento aos critérios para o público atendido. São eles: possuir 60 anos ou mais, residir no município há pelo menos dois anos, ser autossuficiente para a realização de tarefas da vida diária, não possuir imóvel próprio, possuir renda mensal de até um salário mínimo e ter vínculos familiares enfraquecidos ou desfeitos.
Cada casa da Vila Dignidade possui 44 metros quadrados de área construída, sala conjugada à cozinha, dormitório, banheiro, área de serviço e espaço externo nos fundos para jardim ou horta. Todas as casas são equipadas com recursos de acessibilidade.
Voluntários do Bem
O programa Voluntários do Bem foi criado em 2016 pela Ecopistas e anualmente promove atividades em diversas instituições nos municípios próximos do Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto. Nos últimos dois anos, em função da pandemia, as atividades foram realizadas de forma remota.
Ecopistas
A Ecopistas, empresa controlada pela EcoRodovias, assumiu, no dia 18 de junho de 2009, a administração do corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, entre o km 11,1 e o km 134,7. As rodovias ligam a Região Metropolitana de São Paulo com o Vale do Paraíba, a região serrana de Campos do Jordão e as praias do Litoral Norte.