30 clinicas esportivas para as escolas
Alunos de escolas municipais de diferentes regiões da cidade participaram neste primeiro semestre de 30 clínicas esportivas, realizadas em parceria pelas secretarias municipais de Educação e Esporte e Lazer de Mogi das Cruzes. As modalidades esportivas são apresentadas aos alunos por atletas que representam a cidade em competições oficiais, despertando o interesse das crianças pelo esporte.
Uma das novidades foi o badminton, modalidade pouco conhecida pelas crianças. Os alunos fizeram atividades lúdicas de arremesso com a peteca utilizada na modalidade, para se aquecerem e aprenderem os movimentos. A coordenadora do time de Badminton de Mogi das Cruzes, Agnes Noda, destacou a importância da clínica nas escolas. “É levar o esporte para escolas que não tem acesso, é apresentar uma modalidade pouco conhecida para os alunos”.
Além da modalidade, neste primeiro semestre foram realizadas clínicas de basquete, boxe, futebol de campo, capoeira, futsal e tênis de campo. Uma das equipes participantes foi o time de futebol feminino da Associação Nova Esperança, que estiveram nas escolas municipais rurais Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Tabor e Prof. Cid Torquato, em Jundiapeba.
O projeto tem como prioridade atender escolas, que ainda não fazem parte do programa Escola de Tempo Integral. “A proposta é de que as crianças tenham contato com o esporte e conheçam as modalidades com atletas que representam Mogi das Cruzes. A partir desse primeiro passo, os alunos podem procurar nossos centros esportivos com a possibilidade de, futuramente, integrar as equipes da cidade”, contou Juliana Catarina Ferreira Gonzales, agente de projetos da Secretaria de Esporte e Lazer.
Pela Educação, as clínicas são coordenadas pela professora Ana Maria Tertuliano Américo. “Temos 30 escolas de ensino fundamental, que fazem parte do período integral e já tem acesso a diferentes modalidades esportivas. A proposta deste trabalho é ampliar a prática esportiva nas escolas, levando o esporte para todos os cantos da cidade junto à educação”, disse. O projeto será retomado no segundo semestre.