de Mogi das Cruzes inicia nova gestão
O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) recebeu nesta segunda-feira (6), a nomeação de novos representantes de entidades e segmentos, além da recondução de alguns dos conselheiros que participaram da composição anterior.
Entre os representantes de entidades de turismo, o destaque foi a chegada do Sesc de Mogi das Cruzes e do Sebrae Alto Tietê, que propõem novas ações voltadas ao fomento do turismo na cidade. Também fazem parte do Conselho a partir de agora os coletivos Janelas da Serra do Mar e Rota da Amizade, que promovem a formação de consciência ambiental por meio do ecoturismo e turismo acessível.
O Conselho atua na elaboração de propostas de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento, fortalecimento e estruturação do turismo, além de acompanhar, aconselhar e fiscalizar as políticas próprias, apresentando estratégias e ações voltadas à estruturação do turismo municipal. Dentre as principais atribuições do Comtur, cabe a deliberação quanto ao uso do Fundo Municipal de Turismo, na aprovação de projetos de captação de convênios e recursos diversos.
"É essencial que um Município de Interesse Turístico como Mogi das Cruzes, que também figura com uma das classificações mais altas no programa de regionalização do turismo brasileiro, possua um conselho municipal de turismo atuante e representativo, que participe das decisões de planejamento turístico e defenda os interesses dos fomentadores do turismo da cidade," afirmou o coordenador Municipal de Turismo, Luis Felipe Uchôa.
Desde 2017, quando Mogi das Cruzes passou a ser reconhecida como Município de Interesse Turísticom, o Comtur aprovou cinco projetos de infraestrutura turística apresentados pela Coordenadoria de Turismo, totalizando mais de R$ 2 milhões de recursos provenientes do Governo do Estado de São Paulo.