acervo de pinturas nacionais do Itaú
A Pinacoteca Municipal de Mogi das Cruzes foi contemplada pelo Instituto Itaú Cultural com 58 obras de artistas nacionais na última semana. A Secretaria de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes organizará uma mostra para apresentar ao público a coleção adquirida, em data a ser definida.
O Instituto Itaú Cultural promove a doação de obras de arte para museus de todo Brasil, a iniciativa teve início em 2013 e até o ano de 2019 foram doadas 3.381 obras.
Dentre as obras recebidas por Mogi estão títulos originais de artistas nacionais que irão enriquecer o acervo artístico da Pinacoteca, com destaque para os trabalhos de artistas como: Ademir Martins, Renina Katz, Cristina Parisi e Eduardo Iglesias, além dos italo-brasileiros Alfredo Volpi e Antonella Fortunato.
Volpi é considerado pela crítica como um dos artistas mais influentes da segunda geração do modernismo. Residiu por um período em Mogi das Cruzes e criou uma importante ligação afetiva com o município, que se tornou uma das referências para o artista. A obra recebida retrata um dos símbolos recorrentes do pintor, as bandeirinhas, inspiradas nas festividades características do interior.
A Pinacoteca Municipal fica na Rua Cel. Souza Franco, 993, no centro da cidade.