Tratamento de água do Semae
Alunos do 4º ano do Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) Professor José Limongi Sobrinho, do Botujuru, participaram, na manhã desta quinta-feira (08/06), de uma visita monitorada do programa Semae de Portas Abertas de 2017, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, no Socorro. Neste mês, o programa da autarquia integra as atividades do Junho Verde, iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes em comemoração ao meio ambiente, com ações durante todo o mês.
O prefeito Marcus Melo convidou as crianças para acompanhar as atividades do Junho Verde e pediu a elas que utilizem o conhecimento adquirido para ajudar a cuidar do meio ambiente.
“É gratificante ver a participação dos estudantes e o interesse deles em conhecer cada vez mais e ajudar a cuidar de nossa cidade. As crianças são multiplicadoras de informação e levam o aprendizado para casa, conversando com os pais, irmãos e colegas. O Semae de Portas Abertas é uma contribuição para a formação das novas gerações”, afirma Melo.
Coordenado pelo Departamento Técnico do Serviço Municipal de Águas e Esgotos, por meio da Divisão de Meio Ambiente, o programa, realizado desde 2011, tem como objetivo levar a estudantes conhecimentos sobre todo o processo de produção e distribuição de água, desde a captação até o momento em que chega às residências.
Nas visitas, os alunos assistem a vídeos e palestras sobre meio ambiente e o Rio Tietê, a importância da conservação dos mananciais e do uso consciente da água – com dicas simples para redução do consumo no dia a dia, como fechar a torneira ao escovar os dentes, e desligar o chuveiro enquanto se ensaboa o corpo durante o banho, por exemplo.
Os estudantes também conhecem parte do sistema de captação e as diversas fases do tratamento da água, até deixá-la potável.
O diretor-geral do Semae, Paulo Beono Jr., e o secretário municipal de Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, também acompanharam a atividade e conversaram com as crianças. “Vamos mostrar para vocês o que o Semae faz para que a água captada aqui chegue tratada a nossas casas. Levem a suas famílias e a seus amigos o que vocês aprenderem aqui”, disse Beono.
“Aqui é o local onde a água é tratada, mas o meio ambiente está em tudo: no ar que respiramos, nas plantas. Estamos lançando a campanha Junho Verde, incentivando o cuidado com o meio ambiente e queremos que vocês também nos ajudem a preservá-lo”, destacou Daniel.
As visitas do Semae de Portas Abertas são sempre às terças e quintas-feiras, às 9h, com duração aproximada de uma hora e meia. Podem participar alunos de escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares, com idade mínima de 10 anos ou estar no 4º ano do Ensino Fundamental. As visitas têm o mínimo de 20 e o máximo de 40 estudantes por turma.
Responsáveis pelas escolas que tiverem interesse em marcar a visita devem ligar para 4798-6392 (Divisão de Meio Ambiente do Semae), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para visitas.semae@pmmc.com.br. (Julio Nogueira)