Escolas municipais da Vila Lavínia
Alunos da Escola Municipal Benedito Ferreira Lopes e do CEIM Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, participarão, nesta terça-feira (19/04), às 9h30 e às 14 horas, de atividades preventivas contra a gripe H1N1. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Educação por meio do Departamento de Orientação e Promoção/Saúde do Escolar, recebeu o nome de “Seja você +1 contra o H1N1” e será realizada nas dependências do Cempre. A proposta será encaminhada para as outras escolas para que possa ser replicada nas demais unidades escolares da rede municipal.
A ação apresenta duas propostas de atividades com abordagem lúdica. A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza, que provoca febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo e mal estar. Em alguns casos, a gripe pode evoluir com complicações como infecções e pneumonias. O objetivo é informar e conscientizar sobre a importância da prevenção para reduzir a disseminação do vírus, enfatizando hábitos de higiene pessoal.
Nesta terça-feira, participarão alunos da educação infantil com idade entre 4 e 5 anos e do 2º e 3º ano do ensino fundamental. Nas escolas, as atividades poderão ser desenvolvidas por professores durante as aulas. Além dos alunos, a meta é levar informação aos pais e a comunidade. Em um dos acessos das escolas, o público poderá conferir materiais informativos sobre a prevenção à doença. Os alunos assistirão a um vídeo sobre as formas de transmissão da gripe e as medidas preventivas.
A turma da Educação Infantil conhecerá uma paródia da música “Lavar as mãos”, composta por Arnaldo Antunes. Após a música, serão distribuídos dedoches do vírus para os alunos, que também receberão copos descartáveis com o desenho do vírus para reforçar a ideia de que não deve compartilhar objetos de uso pessoal. Para a turma do ensino fundamental, um jogo de perguntas e respostas deve animar as crianças, que serão divididas em equipes.
Para prevenir a gripe, outras recomendações importantes são:
• Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
• Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
• Evitar aglomerações e contato com pessoas doentes;
• Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
• Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
• Procurar assistência médica se surgirem sintomas, evitando a automedicação. (KCB)