Semana da Pessoa com Deficiência em Mogi das Cruzes
A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizará, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência nesta quinta-feira, dia 21 de agosto, a partir das 9 horas, no Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato (rua Expedicionário José Barca, s/nº – Jardim Rodeio). O evento tem como objetivo valorizar o paradesporto e seus praticantes, além do fortalecimento das atividades na área pela atual gestão municipal.
“A valorização do esporte em geral e do paradesporto, de forma específica, são determinações da prefeita Mara Bertaiolli que estamos cumprindo desde o início do ano e a Semana da Pessoa com Deficiência é mais uma importante atividade neste sentido. Teremos uma programação variada, que contemplará tanto os alunos como a comunidade, além de apresentações e atividades como 2ª Feira das Mães Empreendedoras, entre outras ações”, explica o secretário municipal de Esportes e Lazer, Fred Abib.
Neste ano, o Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato completou 11 anos de existência. O espaço foi inaugurado em 19 de junho de 2014, pelo então prefeito Marco Bertaiolli. Já o programa Mogi Paralímpico existe na cidade desde 2009 e busca o desenvolvimento das modalidades voltadas a pessoas com algum tipo de deficiência. O projeto foi iniciado com o campeão paralímpico de bocha adaptada Dirceu José Pinto (falecido em 2020).
Atualmente, o Centro Municipal de Paradesporto atende 253 pessoas e realiza cerca de 500 atendimentos semanais, considerando as diversas modalidades oferecidas. São 14 atividades oferecidas: basquete kids, basquete adaptado, bocha, vôlei adaptado, atividade funcional, badminton, musicalização (coral), parataekwondo, futebol, karatê adaptado, boxe adaptado, xadrez adaptado, atendimento individualizado e atendimento em grupo suporte II e III.
Há ainda o atendimento em grupo suporte II e III, realizado por professor com alunos com transtorno do espectro autista, que visa desenvolver habilidades de equilíbrio e coordenação motora, para que eles possam ser inseridos nas atividades de quadra. É realizado simultaneamente ao trabalho das modalidades. Novas modalidades foram implantadas, como o karatê adaptado, boxe adaptado e xadrez adaptado.
Os alunos têm acesso ainda a serviços de apoio multidisciplinar, como atendimento com dentista (parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para avaliação odontológica e encaminhamentos especializados), roda de conversa com psicólogos (espaço de escuta e apoio emocional aos pais e responsáveis) e atividade funcional para mães (atividades exclusivas de bem-estar físico voltadas às mães dos alunos, promovendo saúde e inclusão familiar).
Programação de Hoje da Pessoa com Deficiência
Quinta-feira – 21/08
Abertura Oficial – 9h
Café da manhã comunitário
Competição de Dominó