Mostra “Histórias Mogi Feita à Mão”

Mostra “Histórias Mogi Feita à Mão” em Mogi das Cruzes

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 11/12/2024

Histórias do projeto Mogi Feita à Mão são destaque na Pinacoteca de Mogi das Cruzes

As histórias do projeto Mogi Feita à Mão, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes, serão atrações na Pinacoteca de Mogi das Cruzes a partir da próxima quarta-feira (11/12). Seis artesãos que participam da iniciativa mostrarão suas trajetórias e farão a exposição de seus produtos, que poderão ser adquiridos pelo público diretamente com os expositores.

A mostra “Histórias Mogi Feita à Mão” terá a participação dos artistas Terezinha Sant’Anna, Leonel Ciaccio Júnior, Yukie Yuahashi Nisiyama, Erika Bernardelli Vieira, Maria Aparecida (Lena) e Natália Toupitzen Specian. Os artesãos contarão resumidamente a entrada e trajetória no projeto e a importância dele em suas vidas.

A Pinacoteca receberá a exposição de peças de madeira, saboaria, pano de prato, patchcolagem, biscuit, caixas em MDF, dentre outras técnicas. Os produtos estarão disponíveis para venda, gerando uma oportunidade para compras de presentes para o período de final de ano e geração de renda para os expositores.

“Em geral, as pinacotecas costumam exibir exposições a partir de curadorias voltadas para a arte de estilos artísticos validados pelas academias, mercados de arte, críticos e pelos artistas. Para quebrar este paradigma, a exposição Histórias do Mogi Feita à Mão tem o objetivo de mostrar e incentivar o fomento do artesanato de nossa cidade, expressão artística que, assim como outras artes visuais, é uma expressão da criatividade”, explicou a secretária municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos.

Ela lembrou que o projeto Mogi Feita à Mão é uma ação contínua da Secretaria Municipal de Cultura que promove e valoriza o artesanato local, oferecendo oportunidades de qualificação e comercialização para os artistas da cidade.

As peças de artesanato são uma ótima opção para presentes e lembranças, já que cada produto tem características exclusivas, com elementos únicos de uma produção subjetiva e resultado de horas de empenho, da paciência e da tradição que une gerações e culturas.

A Pinacoteca de Mogi das Cruzes fica na rua Coronel Souza Franco, 993 – Centro. O espaço funciona de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h, e a entrada é gratuita.

Os expositores

Terezinha Sant’Anna tem 67 anos e trabalha com pacholagem em pano de prato. Ela conta que faz artesanato desde criança e passou a integrar o projeto Mogi Feita à Mão em 2015, após passar por uma cirurgia cardíaca. No início, transformava tecidos em roupas para pets e, na sequência, passou a trabalhar com patcholagem em panos de pratos.

Já Leonel Ciaccio Júnior tem 69 anos e produz casas de passarinho, comedouros e oratórios, confeccionados com madeiras recicladas. No projeto desde 2009, ele tem participação na Associação dos Artesãos e Artistas Alternativos de Mogi das Cruzes e participa ativamente das feiras de artesanato, unindo a beleza da natureza com a sustentabilidade e transformando materiais descartados em obras de arte.

Yukie Yuahashi Nisiyama começou a atuar com artesanato em 2004, após fazer cursos oferecidos pela Prefeitura. Aos 59 anos, ela trabalha com produção de peças em MDF, comtécnicas de decupagem, patchwork, cartonagem revestidas com tecidos e personalizados, arte com reciclagem em latas, vidros, papelão, entre outros.

Atuando com saboaria artesanal, Erika Bernardelli Vieira tem 50 anos e faz parte do Mogi Feita à Mão desde 2022. Ela destaca que o projeto a ajudou a lidar com questões pessoais, em um momento desafiador de sua vida, e proporcionou a oportunidade de conhecer pessoas e compartilhar sua paixão pela saboaria, recuperando a autoestima e encontrando um novo propósito.

Maria Aparecida (Lena) tem 64 anos e produz bonecos de tecido, bichinhos de pelúcia temáticos e fantoches. Sua jornada no artesanato começou em 2004, criando peças com materiais reciclados como jornais e papelão. Com o tempo, especializou-se em bonecos de tecido, fantoches e bonecos personalizados.

Natália Toupitzen Specian tem 61 anos e faz artesanato biscuit há cerca de 25 anos. Desde 2016, participa da festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes como Divineira, criando peças exclusivas para a celebração. Sua história no projeto Mogi Feita à Mão começou em 2021 e, neste ano, ela chegou a ministrar uma oficina de biscuit pela Secretaria Municipal de Cultura, capacitando outras pessoas para a arte.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação | Prefeitura de Mogi das Cruzes

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!