Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
O Parque da Cidade recebe neste sábado (18/03), a partir das 8 horas, mais um evento voltado aos idosos de Mogi das Cruzes. O Festival do Parque da Cidade terá as modalidades truco, damas, tênis de mesa, tênis de campo e xadrez. Poderão participar atletas com mais de 60 anos.
O torneio servirá como seletiva para a formação da equipe mogiana que disputará dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), a ser realizado em maio, em São Sebastião. A realização é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Esporte e Lazer, de Assistência Social e o Fundo Social de Solidariedade.
“O primeiro festival, realizado em fevereiro, foi um sucesso e reuniu 92 participantes. Agora, teremos novas modalidades e os destaques serão convidados para representar a cidade no Jori. Este é um trabalho para valorização e inclusão social do idoso por meio do esporte”, afirmou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.
O primeiro Festival do Parque da Cidade aconteceu em 18 de fevereiro e contou com as modalidades buraco, dominó e vôlei adaptado. Os destaques foram convocados para formar as representações mogianos e já estão se preparando para a disputa do Jori.
Outros eventos
Além do 2º Festival do Parque da Cidade, outros dois eventos para a formação da equipe mogiana no Jori já estão programados. No dia 25 de março, a partir das 14 horas, acontecerá a seletiva de dança de salão, que acontecerá no Ciarte. Os participantes se apresentarão em três ritmos, samba, foxtrote e bolero. Uma comissão julgadora analisará o desempenho e serão escolhidos os melhores nas categorias entre 60 e 69 anos e acima de 70 anos.
Já no dia 1º de abril, a partir das 8 horas, será a vez da seletiva para a formação da equipe de malha. O torneio acontecerá no campo do Jardim São Pedro, em Cezar de Souza.
Parque da Cidade
O Parque da Cidade tem 85 mil metros quadrados e fica no Parque Santana. Durante a semana, o Parque da Cidade está recebendo uma média de 2 mil visitantes por dia. Nos sábados e domingos, a frequência aumenta e varia entre 5 mil e 8 mil pessoas por dia. Ao todo, o espaço possui aulas e atividades gratuitas de 26 modalidades, voltadas a todas as idades.
O local oferece diversas opções de aulas para os idosos. As atividades compreendem aulas nas Academia da Terceira Idade (ATI), de tai chi chuan, de ginástica rádio taissô, de alongamento, caminhada e de jogos de mesa, em que os interessados podem praticar damas, xadrez, dominó, buraco e tranca.
O Parque da Cidade funciona todos os dias (de domingo a domingo), das 7 às 19 horas. A entrada é pela Avenida Jardelina de Almeida Lopes, em frente à praça Deputado Paulo Kobayashi (Praça do Oito), no Parque Santana. (Luiz Maritan)