Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
Amantes do esporte, da cultura e do lazer poderão conferir, neste domingo (12/03), a partir das 9 horas, a 1ª Mostra do Pelc, uma maratona de atividades desenvolvidas pelo Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc).
O evento, que será realizado no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, no Mogilar, apresentará o trabalho dos dez núcleos do projeto em Mogi das Cruzes, que proporciona acesso a atividades físicas, culturais e de lazer, envolvendo todas as faixas etárias e pessoas com deficiência.
Haverá apresentações de zumba, música sertaneja, skate, capoeira, caratê e clínica de basquete com os atletas do Mogi Basquete, entre outras atrações.
“É uma forma de apresentar ao município o trabalho que é desenvolvido pelo programa, que promove a inclusão e estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias”, afirma a coordenadora geral do Pelc/Praça da Juventude, Ana Claudia Sandoval.
O Pelc é uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Ministério do Esporte. Ao todo, são dez núcleos e sete subnúcleos em diversas regiões da cidade. Cada unidade tem capacidade para atender até 400 pessoas, totalizando 4.000 participantes.
São oferecidas aulas de iniciação esportiva, artes marciais, instrumentos musicais, hip hop, pintura e grafite, entre outras. A programação de atividades é definida de acordo com as características de cada bairro atendido, com opções para crianças, jovens, adultos e idosos.
“O programa é um desafio permanente. Há núcleos em todos os pontos da cidade, com profissionais atuantes. São 10 professores, que coordenam os núcleos, um coordenador pedagógico e 60 estagiários envolvidos. Vamos mostrar o que estamos fazendo e a presença do time de basquete é um incentivo a todos”, afirma o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.
No distrito de Braz Cubas, as atividades são na Praça da Juventude, no Centro Esportivo da Vila Jundiaí, no Parque Leon Feffer e no Centro Esportivo de Braz Cubas.
Em Jundiapeba, os núcleos são no Ginásio do Cempre Oswaldo Regino Ornelas (com subnúcleo o Ginásio Escolar I) e no Ginásio da Escola Municipal Dr. Álvaro de Campos Carneiro (subnúcleos no Ginásio do Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi e no Ginásio Escolar II).
Já em Cezar de Souza, o núcleo escolhido foi o Conjunto Jefferson, que tem como subnúcleo o Instituto de Promoção Humana de Cezar de Souza.
Completam a lista o Parque Botyra Camorim Gatti, no Centro Cívico (subnúcleo no Centro esportivo Jardim Camila); o Centro Esportivo de Sabaúna e o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), na Vila Nova União (que tem como subnúcleos a Associação Nova Esperança e Praça do Conjunto Cocuera). (Júlio Nogueira)