Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
Como parte da Programação Mogi+Mulher, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizará no domingo (12/03) a Caminhada Verde e Rosa, com concentração no Parque Centenário a partir das 7h30. Haverá aula de alongamento no local, às 8 horas, e a saída para o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Melo Freire – Chiquinho Veríssimo ocorrerá às 8h30. A caminhada terá 7 quilômetros.
As mulheres interessadas devem se inscrever pelo telefone 4798-5959 – basta informar o nome, o RG e um telefone de contato. Para participar, é necessário doar um pacote de leite em pó, que será revertido para o Fundo Social de Solidariedade. As 100 primeiras mulheres inscritas para a Caminhada ganharão uma camiseta. O trajeto de ida entre os Parques Centenário e Municipal será feito a pé. Já o retorno acontecerá com vans.
O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Lima, destaca a importância da caminhada: “As pessoas farão exercício físico e estarão em contato com a natureza, tanto no Centenário como no Parque Municipal”, diz. Ele explica que, na chegada ao Parque Municipal, haverá recepção com mesa de frutas, aula de relaxamento e visita às trilhas.
Trilha
A Secretaria do Verde também está com inscrições abertas para a trilha ecológica no Parque Natural Municipal. De espaço urbano aberto à população nas décadas de 70 e 80, o parque transformou em uma reserva ambiental e recebe visitas monitoradas.
Os passeios acontecem duas vezes por mês, sempre das 9h às 12h. Já foram realizadas duas visitas este ano e a próxima acontecerá no dia 4 de abril. As inscrições estão abertas e há 100 vagas disponíveis.
As visitas incluem uma palestra sobre o ecossistema do local e uma trilha monitorada. O percurso é considerado de média complexidade e os participantes podem ver algumas das 300 espécies nativas de vegetação existentes no parque, algumas curiosas, como as micro-orquídeas. Além disso, com um pouco de sorte, também é possível avistar animais.
O Parque Natural Municipal tem 352,3 hectares de área e abriga 300 espécies de vegetação. No local, já foram identificadas quase 300 espécies de aves, o que é quase o mesmo que em toda a Europa, além de 40 espécies de mamíferos.
O reconhecimento do parque como unidade de conservação, desde 2009, permite que a área receba recursos provenientes de compensações ambientais por obras que tragam impacto natural em Mogi das Cruzes e região. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5959. (Marco Aurélio Sobreiro)