Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizará neste sábado (04/02), das 9h às 12h, a primeira visita monitorada do ano ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Melo Freire – Chiquinho Veríssimo. O evento estava marcado originalmente para o dia 21 de janeiro, mas foi transferido devido à chuva. No total, 68 pessoas estão inscritas.
O secretário Daniel Lima explica que o programa Trilha Ecológica realiza visitas mensais à reserva, que já foi um parque urbano nas décadas de 70 e 80. Hoje, é reconhecido como unidade de preservação ambiental pelo Governo do Estado e o Ministério do Meio Ambiente, fazendo parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc).
A trilha é considerada de média complexidade. Três monitores acompanham o grupo, que pode ver as espécies nativas e, com um pouco de sorte, até mesmo animais típicos do ecossistema, com saguis. Quando se inscrevem, as pessoas são orientadas a fazer a trilha com roupas confortáveis e tênis, além de levarem água, lanche, protetor solar e repelente.
Ao final da trilha, o objetivo é que os participantes percebam as características do parque e a importância de reservas como esta. O reconhecimento do parque como unidade de conservação, desde 2009, permite que a área receba recursos provenientes de compensações ambientais por obras que tragam impacto natural em Mogi das Cruzes e região.
Uma das pessoas que se inscreveram para a trilha é a aposentada Fanny Kastner. Ela se mudou de São Paulo para Mogi das Cruzes há um ano e meio e está curiosa para conhecer o Parque Municipal: “Gosto de tilhas, de mato, de plantas e estou achando a cidade muito bonita e acolhedora. Fiz a inscrição para o curso de ervas medicinais, tivemos a primeira aula e agora farei a trilha”, disse.
O curso de ervas medicinais citado por Fanny teve início nesta semana. A primeira aula aconteceu na terça-feira, dia 31, na sede da Secretaria do Verde, e as próximas serão realizadas nos dias 7, 14 e 21 de fevereiro, no mesmo local.
O objetivo da iniciativa é estimular a educação ambiental e o aprendizado sobre temas ligados à preservação da natureza. O secretário Daniel Lima lembra que o curso desperta o interesse dos mogianos, pois as inscrições se encerram poucos dias depois de serem abertas. “Por isso, faremos mais edições ao longo deste ano”, disse.
Lima destaca a importância da educação ambiental na formação da sociedade e reforça o papel que a Universidade Livre do Meio Ambiente (UniLivre) terá neste trabalho: “Estamos preparando cursos e queremos abordar temas que despertem o interesse das pessoas. Mogi das Cruzes possui uma patrimônio natural riquíssimo e queremos compartilhar isso com a sociedade”, afirmou.
Informações sobre os cursos da UniLivre e inscrições para trilhas podem ser feitas pelo telefone 4798-5959. (Marco Aurélio Sobreiro)