Orquestra Sinfônica de Mogi - 08/10

Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 08/10/2016

Orquestra Sinfônica de Mogi faz concerto em homenagem ao Dia das Crianças neste sábado

 

O Dia das Crianças é comemorado oficialmente em 12 de outubro, quarta-feira da próxima semana, mas já neste sábado (08/10) os músicos integrantes do projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes fazem, a partir das 19 horas, um concerto especial em homenagem à data. A apresentação será no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), com entrada gratuita e a noite será marcada pela reunião de quatro grupos do projeto: a Banda Boigy, a Camerata de Mogi, a Orquestra Juvenil Minha Terra Mogi e a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes.

A Orquestra Sinfônica Jovem, que é o núcleo mais maduro, executará repertório erudito, composto pelo 1º e 4º Movimento da 5ª Sinfonia de Beethoven. A escolha se deu em virtude do nível técnico do grupo, que conta com a participação de profissionais e também de ex-alunos que adquiriram formação musical mais consistente. Quem rege a Orquestra Sinfônica Jovem é o diretor artístico e coordenador geral do projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, maestro Lélis Gerson.

Já a Orquestra Juvenil Minha Terra Mogi executará três peças: Russian Sailords´Dance, de Reinhold Gliére, Finale Symphony, de Peter Ilyich Tschaikovwsky e Capiccio Espagnol, de Nikolar Rimsky Korsakov. O repertório é reflexo do grande avanço obtido pelo grupo desde sua criação, em outubro de 2014. Estão na Orquestra Juvenil os alunos mais avançados de outros núcleos do projeto e também jovens que fazem aulas em outros projetos da região. Quem rege a orquestra é o maestro Cleber Felipe.

A Camerata de Mogi, por sua vez, tem no repertório Marco Takes a Walk (Sheila M. Nelson), Tom Tom Tomahawk, Three Pieces (Peter Prelleur), Trumpet Minuet, March (Peter Prelleur) e Air (G. F. Handel). O grupo é formado por alunos do núcleo de cordas do projeto Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes. São músicos iniciantes, em sua maioria, mas que já têm certa intimidade com o instrumento e se preparam para integrar os grupos principais. Trata-se, na verdade, do primeiro passo para que os alunos do núcleo de cordas possam ingressar na Orquestra Juvenil e, posteriormente, na Orquestra Sinfônica Jovem. O regente é Lucas Oliveira, que é o coordenador de cordas do projeto Orquestra Sinfônica.

Já a Banda Boigy parte para uma abordagem mais popular e vai executar grandes sucessos do rock e pop internacional, com Michael Jackson e Queen no repertório. Fantasy On a Canadian Song, de Mike Hannickel, também será executada pelo grupo, regido por Vinicius Lisboa. A Banda Boigy é formada por alunos do núcleo de sopros e percussão do projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes.

A Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes é um dos projetos musicais de maior destaque e sucesso da cidade. Com subvenção municipal e apoio da Secretaria Municipal de Cultura, atende a mais de 300 crianças em situação de vulnerabilidade de mais de 50 bairros da Cidade, com o objetivo de promover a inclusão social por meio da música. O projeto é gerido pela Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, uma entidade sem fins lucrativos.

Desde que iniciou seus trabalhos, em 2002, a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes tem desempenhado um importante papel de difusão cultural, com apresentações gratuitas e formação de público ao repertório erudito. Ao longo dos anos, o projeto realizou concertos ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Guilherme Arantes, Ivan Lins, Moraes Moreira, Toquinho, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Lô Borges, Elba Ramalho, Fábio Jr., Jorge Vercillo, o grupo Palavra Cantada e, mais recentemente, a dupla sertaneja Victor e Leo.

O Cemforpe, onde será a apresentação, fica na rua Antenor Leite da Cunha, 55 – Vila Nova Mogilar. (LMS)

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!