Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
Mogi das Cruzes realizará no próximo dia 2 de julho, das 8 às 18h30, na Escola de Governo e Gestão, a 6ª Conferência Municipal da Cidade. O evento é uma oportunidade para a população participar das discussões sobre a implantação das políticas urbanas do município. Os principais objetivos são sensibilizar e mobilizar a população para a definição de metas e ações capazes de enfrentar problemas existentes na cidade, estimular a participação da sociedade na elaboração de políticas de desenvolvimento urbano, avançar na construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e indicar prioridades de atuação ao Ministério das Cidades.
O tema da 6ª Conferência Municipal da Cidade será “A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. No evento, o tema será debatido através dos seguintes eixos temáticos: “O Brasil Urbano: a cidade que temos”, “A função social da cidade e da propriedade”, “O Plano Diretor” e “A cidade que queremos”. O resultado dos debates será a indicação de três propostas prioritárias para serem encaminhadas à discussão na 6ª Conferência Estadual das Cidades do Estado de São Paulo. A Conferência é pública e acessível a todos os cidadãos.
Desde 2003, Mogi das Cruzes já realizou cinco Conferências Municipais, eventos democráticos e participativos para a discussão da política de desenvolvimento urbano, com ações nas áreas fundiárias, de habitação, saneamento, transporte, acessibilidade e mobilidade. “A 6ª Conferência da Cidade será mais uma oportunidade para a população participar dos debates que influenciarão no futuro de Mogi. Esse é o momento para a sociedade participar de importantes processos e apresentar sugestões para construirmos uma cidade melhor, mais bem planejada e justa para todos”, explica o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar.
Eleições
Durante o evento, também serão eleitos os delegados municipais que representarão o município na 6ª Conferência Estadual das Cidades do Estado de São Paulo e as entidades para nova composição do Conselho Municipal da Cidade (Concidade). No total, serão 24 delegados municipais que representarão os segmentos dos gestores e administradores públicos e do legislativo municipal, movimentos populares, trabalhadores por meio de entidades sindicais, empresários das áreas de produção e financiamento do desenvolvimento urbano, entidades profissionais, acadêmicas, de pesquisa e conselhos profissionais, e organizações não-governamentais. (MAS)