Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
O Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes promove a 1ª Carreata do Agasalho na próxima quinta-feira (16/06) em dois bairros: Vila Cintra (das 8h30 às 12 horas) e Jardim Universo (das 14 às 17 horas). O evento conta com apoio do Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, além de diretores voluntários do Fundo Social e escoteiros que percorrem as casas recolhendo roupas e cobertores para doação. Na semana passada, em função das chuvas, foi cancelada a carreata que estava marcada para os bairros de Cezar de Souza, Mogilar e Vila Industrial. O evento será realizado no dia 6 de julho.
A Campanha do Agasalho 2016 foi lançada no dia 29 de março e está em pleno andamento, com arrecadação em diversos pontos e encerramento marcado para o dia 27 de julho. “Felizmente contamos com a ajuda de diversos voluntários durante toda a Campanha do Agasalho e em especial durante a Carreata, que já se tornou uma tradição na cidade. As pessoas colaboram e entregam as roupas sempre com um sorriso no rosto, mostrando envolvimento e amor ao próximo”, explica a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli. Como ocorre todos os anos, os moradores são avisados com antecedência sobre as carreatas, garantindo tempo para o preparo das roupas que serão doadas.
A carreata do próximo dia 16 de junho será dividida em duas etapas. Das 8h30 às 12 horas, o Fundo Social percorrerá as ruas da Vila Cintra e, das 14 às 17 horas, será a vez do Jardim Universo.
Clique aqui para ver as ruas da Vila Cintra que serão percorridas
Clique aqui para ver as ruas do Jardim Universo que serão percorridas
Para a campanha deste ano, o pedido do Fundo Social é para que os mogianos priorizem, sempre que possível, a doação de cobertores. “Em 2015, pedimos que as pessoas doassem roupas para bebês e tivemos uma resposta muito positiva, tanto que conseguimos atender toda a demanda que existia. Para este ano, nossa solicitação é para que os mogianos procurem doar cobertores, pois são peças que ajudam as famílias. Tenho certeza absoluta de que a solidariedade da população vai se manifestar mais uma vez e teremos um ótimo resultado”, disse Mara.
Nos últimos sete anos, a campanha foi responsável pela arrecadação e distribuição de 1.763.125 peças de roupas e cobertores a idosos, adultos e crianças de todos os bairros.
A campanha conta com pontos de arrecadação espalhados por toda cidade, como escolas, supermercados, comércios, igrejas e prédios da Prefeitura e da Câmara Municipal. Paralelamente, o Fundo Social já montou a estrutura de separação e distribuição, que funciona no Tiro de Guerra e na Associação de Moradores da Vila Pomar. Ela é responsável por receber as peças, separá-las e preparar kits para homens, mulheres e crianças. Antes de serem distribuídas, as roupas são lavadas e aquelas que precisam, passam por pequenos reparos, como trocas de botões ou de zíperes.
Assim que as roupas passam pelo Tiro de Guerra e são separadas em kits, já seguem para as entidades cadastradas – são mais 330 em toda a cidade. Este processo faz com que a distribuição seja rápida e as pessoas recebam as roupas e agasalhos durante os meses mais frios do ano. Cada entidade informa ao Fundo Social o número de kits que precisa e eles são repassados – dando funcionalidade a esta rede de apoio.
Quem quiser colaborar pode obter informações sobre a campanha e os postos de arrecadação podem ser obtidas no telefone 4798-5143.