Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
O Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe será realizado em 11 pontos estratégicos neste sábado, dia 30 de abril, das 8 às 17 horas, em função dos estoques reduzidos da vacina. Anunciada nesta manhã de quinta-feira (28/4) pelo secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, a mudança foi necessária devido à grande procura registrada nas últimas semanas nos postos de saúde, incluindo diversos moradores de outros municípios, e ao fornecimento escalonado das doses.
Segundo o secretário, Mogi das Cruzes deve receber entre 7 mil e 9 mil doses nesta véspera do Dia D. “Esta será a quantidade de doses que teremos para a ação deste sábado, por isso a necessidade de reduzirmos o número de postos de saúde. Em contrapartida, o munícipio já atingiu 78% de cobertura desde o início da antecipação da vacinação e a nossa meta agora é trabalharmos a imunização dos grupos prioritários que estão com baixa cobertura, como crianças e gestantes”, informou.
Do início da antecipação da vacinação até terça-feira (26/4), Mogi das Cruzes já imunizou 75.818 pessoas, o que corresponde a 78,57%. Neste total, estão 17.526 crianças de 6 meses a menores de cinco anos (67,49%), 2.788 gestantes (59,89%), 378 puérperas (49,41%), 8.860 trabalhadores da saúde (99,32%), 34.488 idosos (84,72%) e 11.999 doentes crônicos (61,83%). Foram vacinados, ainda, 13 indígenas.
Apesar da redução no número de postos de vacinação, pacientes acamados cadastrados previamente pela Secretaria Municipal de Saúde, idosos que vivem em instituições da cidade e postos volantes das zonas periféricas e rurais serão atendidos normalmente pelas equipes itinerantes de imunização. Entre os 11 pontos estratégicos estão 10 postos de saúde – Vila Suíssa, Jardim Camila, Jardim Universo, Braz Cubas, Ponte Grande, Jundiapeba, Taiaçupeba, Quatinga, Biritiba Ussú e Sabaúna – além do Clube de Campo de Mogi das Cruzes, que estará aberto ao público como opção de imunização na área central.
Grupos prioritários
Conforme orientação do Governo Federal, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe atende exclusivamente os grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; mulheres no período pós-parto (até 45 dias); pessoas com mais de 60 anos; profissionais de saúde com comprovante do Conselho de Classe; portadores de doenças crônicas com receita ou indicação médica para as enfermidades indicadas pelo Ministério da Saúde e indígenas.
Os membros dos grupos prioritários que eventualmente não conseguirem se vacinar no Dia D terão até o dia 20 de maio para realizar a imunização em qualquer posto de saúde, de segunda a sexta-feira, nos horários de rotina. “O que pode acontecer é um período de falta em função dos baixos estoques, mas novas doses serão enviadas pelo Governo Estadual na próxima semana”, explicou o secretário. A vacina tríplice protege contra o H1N1, H3N2 e B/Brisbane.