Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
A Banda Jovem da Escola Municipal Profª Noemia Real Fidalgo, no Rodeio, umas das 15 escolas que fazem parte do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mogi das Cruzes, apresentará, nesta sexta-feira (15/04), às 20 horas, o Cine-Concerto no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. Sob a regência do maestro Allan Caetano de Paula, os alunos executarão um repertório exclusivamente formado por temas de filmes, acompanhando a projeção de clipes em um telão. A entrada é franca.
Integrante do projeto desde 2011, a escola atende 590 alunos, sendo 150 com aulas de instrumento de sopro e percussão, 400 com aulas de musicalização e mais 40 com aulas de violão popular. Participam da banda, jovens com idades entre sete e 14 anos, que tocam no projeto desde o início das atividades. “Estão bem afinados para encarar um concerto temático”, completa o maestro.
A apresentação terá a mistura de projeções e trilhas sonoras, que levará o público a uma viagem a grandes clássicos do cinema. As cenas foram selecionadas pelo radialista e professor universitário Weberton Morais. Esta será a segunda apresentação do Cine-Concerto. Entre as trilhas que serão apresentadas estão “O Mágico de Oz”, “2001 – Uma Odisséia no Espaço”, “O Poderoso Chefão”, “Shrek”, “Piratas do Caribe”, entre outros. O Centro Cultural de Mogi das Cruzes fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro.
Projeto atende mais de 10 mil crianças na cidade
O projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola foi ampliado neste ano para mais duas escolas, totalizando 15 unidades participantes. Atualmente são atendidos 10.747 alunos, sendo 8.461 estudantes com aulas de musicalização no período de aula e 2.286 alunos no contraturno, que participam de aulas de teoria musical, prática instrumental e prática de banda.
A iniciativa, coordenada pelo maestro Daniel Bordignon, conta ainda com a Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, formado pelos alunos mais avançados dos núcleos. O projeto, além de revelar talentos também oferece oportunidades de emprego. São 22 monitores e três coordenadores de núcleo, formados pelo projeto iniciado na EM Prof. Mario Portes, que hoje dão aulas de música nas escolas. (KCB)