Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
Para celebrar a Semana da Saúde nos Parques e Praças, promovida anualmente em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, dia 7 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, promoveu nesta segunda-feira (04/04) um evento especial na Praça da Liberdade, em Jundiapeba. Além das atividades físicas, o público presente recebeu orientações sobre hipertensão, hábitos saudáveis, dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e também sobre como prevenir o vírus da gripe. Outras ações serão realizadas nesta semana na Unica – Unidade Clínica Ambulatorial.
Os eventos são realizados em cumprimento à Lei Municipal 5.417 de 1º de outubro de 2002 e têm como objetivo facilitar o acesso da população às dicas de prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida. Ao longo do mês de abril, também será lembrada a importância do combate e tratamento da hipertensão, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, que acontece em 26 de abril. Serão realizados grupos educativos e rodas de conversa nas salas de espera das unidades de saúde, além da distribuição de folhetos informativos.
A hipertensão arterial é causada pelo aumento na tensão (contração) das paredes das artérias por onde o sangue circula pelo corpo. Isso sobrecarrega vários órgãos, como coração, rins e cérebro, podendo acelerar o processo de aterosclerose (entupimento das artérias), muitas vezes levando ao infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). A hipertensão é um dos mais frequentes problemas de saúde pública do mundo ocidental e está presente em cerca de 30% da população adulta no Brasil. Sua frequência se eleva com a idade, ultrapassando 60% entre pessoas com mais de 80 anos.
A alimentação inadequada e o sedentarismo são agravantes para as doenças cardiovasculares. Além disso, alguns fatores podem favorecer o aumento da pressão arterial como idade, obesidade, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, excesso de sal, hereditariedade, sedentarismo, ingestão de alimentos gordurosos, diabetes e estresse. O controle e tratamento da hipertensão fazem parte das ações de rotina da Secretaria Municipal de Saúde e a principal iniciativa é o Programa Hiperdia.