Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
Neste sábado (02/04), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Profª Jovita Franco Arouche, na Vila Lavínia, referência no atendimento de autistas, promoverá uma ação no Largo do Rosário, no Centro, das 9 às 12 horas. A equipe da unidade, pais, alunos e ex-alunos estarão orientando a comunidade sobre a síndrome com a distribuição de folhetos informativos.
A Emesp é referência no Alto Tietê para o atendimento de autistas. Dos 235 alunos matriculados na unidade, 80 são portadores desta síndrome que atinge quase 2 milhões de brasileiros e mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (ONU). Em crianças, o autismo é mais comum que câncer, AIDS e diabetes. A rede municipal também conta com o trabalho realizado pelo Pró-Escolar – Centro de Atendimento ao Portador de Necessidades Especiais Ricardo Strazzi para o atendimento de alunos matriculados em turmas regulares.
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação, socialização e de comportamento do indivíduo em graus e formas em diferentes quadros de severidade. O diagnóstico precoce e atividades educacionais específicas são grandes aliados no desenvolvimento de crianças autistas. Os pais devem ficar atentos com crianças desde os primeiros meses de vida, como mostra o material que será distribuído durante a ação deste sábado.
Ás sextas-feiras, a Emesp recebe professores de escolas municipais para orientações e na semana que vem, no dia 8 de abril, o tema será o autismo. “Dedicamos as sextas para atender os professores que atendem alunos com deficiência nas escolas e nesta oportunidade, destacaremos o autismo”, disse a diretora da unidade, Juliana Nascimento de Souza Mattos. A cidade possui em seu calendário oficial a Semana da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, realizada na primeira semana do mês de abril. (KCB)