Palestra:“Conservação da Água Doce” 28/3

Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 28/03/2016

Palestra da UniLivre no Sesi da Vila Industrial abordará “Conservação da Água Doce”

 
A diretora da Universidade Livre do Meio Ambiente (UniLivre), Suely Mitie Kusano, ministrará a palestra “Conservação da Água Doce” na próxima segunda-feira (28/03), no Sesi da Vila Industrial (rua Rômulo de Brito, 281 – Vila Industrial), como parte da semana de comemoração ao Dia da Água. A apresentação ocorrerá em dois horários, às 10h30 e às 14 horas, e as inscrições já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 4798-5965.

Suely explica que a palestra abordará assuntos como o ciclo da água, onde ela é encontrada, sua distribuição no planeta, no Brasil, o regime das chuvas, os efeitos do desmatamento na natureza e as causas da crise hídrica que ainda preocupa parte da região Sudeste do País: “Esta palestra é dada frequentemente na UniLivre e nos cursos que ministramos lá. Com a passagem do Dia da Água, esta semana, vamos abrir a palestra para as pessoas que queiram dividir esse conhecimento conosco”, disse.

A diretora da UniLivre lembra ainda que, também a partir do próximo dia 28 de março, serão abertas as inscrições para a visita monitorada realizada ao Parque Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo, que acontecerá no próximo dia 9 de abril. Para garantir um lugar, basta comparecer à sede da secretaria (rua Francisco Franco, 133 – Centro) ou então fazer a inscrição pelo telefone 4798-5965.

Suely explica que os mogianos gostam de fazer trilhas no Parque Municipal pela memória afetiva relacionada ao espaço: “Muitas pessoas conviveram no parque quando eram crianças e agora querem rever o local. Por isso a procura acaba sendo sempre grande. No máximo 70 pessoas farão a trilha e estamos programando a abertura de novas turmas para os meses seguintes”, disse.

A visita será um curso oferecido pela Unilivre, com coordenação de um monitor, que dará uma aula sobre a biodiversidade da Serra do Itapeti e acompanhará as pessoas em três trilhas. Para fazer a trilha, segundo Suely, é recomendado que os participantes venham com calçado confortável, roupas leves e adequadas para caminhada, além de trazerem repelente e lanche.

Em 2009, o Parque Natural Municipal foi reconhecido formalmente como unidade de preservação ambiental por parte do Governo do Estado e do Ministério do Meio Ambiente e passou a integrar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). O reconhecimento, além de garantir a preservação do parque, permite que a área receba recursos provenientes de compensações ambientais por obras que tragam impacto natural em Mogi das Cruzes e região.

Desde então, o Parque Natural Municipal vem recebendo investimentos e projetos na área de educação ambiental. Em setembro de 2013, a Prefeitura inaugurou no local a Universidade Livre do Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, que oferece atividades, cursos e seminários gratuitos voltados à comunidade.

A Universidade Livre é a realização de mais um compromisso da atual Administração Municipal na área do meio ambiente. Ela tem funcionado como um espaço de difusão de educação socioambiental para toda a comunidade. Suas bases são a construção do conhecimento, o estímulo à criatividade, a visão crítica de processos e a incorporação de novos hábitos e atitudes que privilegiem a sustentabilidade. (MAS)

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!