Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
Neste domingo (20/03), a partir das 7 horas no Mercado Municipal do Produtor Minor Harada, acontecerá o lançamento da Safra do Caqui 2016. A novidade deste ano será um campeonato gastronômico com chefs da cidade que farão receitas com a fruta. O evento organizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de sua Secretaria de Agricultura, conta com apoio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Sebrae, Fatec, Sindicato Rural de Mogi das Cruzes e Associação dos Fruticultores do Alto Tietê (Afrut).
O campeonato gastronômico é uma iniciativa da Administração Municipal, Sebrae-SP e Restaurante Caqui Bistrô e será realizado das 10 às 11 horas. Participarão da competição o chef Armando Francatto e chefs do Sr. Café, Caqui Bistrô e Guadalupe. O objetivo é mostrar a população diversas formas de utilização do fruto, que não só in natura. Os competidores poderão trazer preparações já prontas, o prato pode ser doce ou salgado.
Os pratos serão julgados pela chef Ana Tomazoni, de São Paulo, o secretário de Agricultura, Renato Abdo, Adilson Nakahara, presidente da Afrut, Sergio Gromik, gerente regional do Sebrae-SP e Felipe Monteiro, diretor da CATI. Os critérios avaliados serão a criatividade e o sabor. Além da competição, os visitantes também poderão degustar produtos a base de caqui e conhecer também seus diferentes tipos.
Ao reunir diversos representantes da cadeia produtiva do caqui, o evento atinge seus objetivos de valorizar a produção local e incentivar as várias formas de usos e consumo da fruta. A cidade tem uma produção anual estimada em mais de 50 mil toneladas, o que representa mais de 50% da produção nacional. São cerca de 1 mil hectares de área destinada à produção da fruta e 336 produtores. Desde 2010, o caqui faz parte do cardápio da merenda escolar da rede municipal mogiana. A iniciativa incentiva a agricultura local e também enriquece a alimentação dos alunos devido às propriedades nutricionais da fruta. (KCB)