Mutirão de combate ao Aedes - 13/02

Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 13/02/2016

Mogi promove grande mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti neste sábado

 

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza um grande mutirão neste sábado, dia 13 de fevereiro, Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti. A ação faz parte de um amplo trabalho realizado desde o ano passado para combater o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e do Zika Vírus. Este último, associado ao surto de microcefalia que levou o Ministério da Saúde a decretar emergência sanitária nacional.

Nesta sexta-feira (12/02), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a capacitação dos voluntários que atuarão como coordenadores das equipes responsáveis pelo mutirão contra o Aedes aegypti. No total, 440 voluntários percorrerão 10 bairros apontados como prioritários no levantamento parcial da Avaliação de Densidade Larvária (ADL): Vila Natal, Mogi Moderno, Jardim Camila, Centro, Jundiapeba, Braz Cubas, Jardim Aeroporto III, Jardim Santos Dumont, Botujuru e Jardim Novo Horizonte/Piatã/Jardim Margarida. A ADL indica as áreas de maior infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade.

Assim como ocorreu no final do ano passado, os voluntários irão bater de porta em porta para fazer a orientação sobre as medidas de combate ao mosquito, com apoio de material informativo. Em pontos mais críticos, ação será realizada pela equipe do Núcleo de Controle e Prevenção de Arboviroses (antigo Núcleo de Controle e Prevenção à Dengue). “O Centro e a Vila Natal serão alvos de um trabalho ainda mais específico, com a eliminação de criadouros e apoio da Guarda Municipal”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis.

Além das visitas para conscientização, também serão feitos trabalhos de limpeza nas praças públicas, Parque Centenário, Parque Leon Feffer e Botyra Camorin Gatti, cemitérios, centros esportivos e canteiros de obras. A operação Cata-Tranqueira vai passar pelos bairros do Rodeio, Mogilar, Jardim Maricá e Nova Mogilar recolhendo materiais inservíveis, como restos de móveis, entulhos, colchões velhos, entre outros produtos para descarte e, em outros pontos da cidade, o material coletado poderá ser levado aos Ecopontos e às sedes das Administrações Regionais.

O combate ao Aedes aegypti já faz parte da rotina na Prefeitura de Mogi das Cruzes, mas novas medidas foram implantadas e antigas ações foram intensificadas diante da ameaça de transmissão de três graves doenças: Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. O objetivo é aumentar a conscientização da comunidade para agir em parceria com a administração municipal na eliminação dos criadouros.

As pessoas podem obter informações pelo SIS 160, pelo telefone 162 da Ouvidoria da Saúde e o 156, da Ouvidoria Geral do município. Para as gestantes, a Prefeitura de Mogi das Cruzes mantém um canal exclusivo por meio do Programa Alô Mãe Mogiana pelo telefone 0800-770-2555. O atendimento é feito por enfermeiras obstetras capazes de orientar as futuras mamães em diversos assuntos, inclusive sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti e sobre o uso de repelentes durante a gestação.

 

Foto: Guilherme Berti/PMMC

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!