Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza no próximo sábado (12/12), às 11 horas, a inauguração das duas unidades da Casa da Criança e da Praça Sergio Piccolomini, localizadas na rua Maria Osório do Valle, próximo à esquina com a Gaspar Conqueiro, no Alto Ipiranga. Os equipamentos foram erguidos num terreno de 5 mil metros quadrados onde no passado funcionou a sede da 1ª Companhia do 17º Batalhão da Polícia Militar.
O investimento estimado na obra é de R$ 3 milhões e foi realizado pela empresa MRV Engenharia, como contrapartida pela implantação de um condomínio implantado atrás do Cemforpe, no bairro Nova Mogilar. Na ocasião, a Prefeitura solicitou à empresa uma obra de mobilidade, que deve contribuir para melhorar o tráfego naquela região, e também uma contrapartida de empreendimento, que resultou na construção das duas casas e da nova praça.
A Casa da Criança está instalada atualmente na avenida Valentina de Mello Freire Borenstein, na Vila São Francisco, que, apesar de oferecer uma ótima estrutura às crianças, fica em uma região predominantemente industrial. Por isso, uma antiga proposta da Administração Municipal era transferir o acolhimento para um bairro residencial da cidade, com facilidade de acesso e maior interação social. “Quando estiverem instaladas aqui, as crianças poderão ir e voltar da escola a pé, participar de outras atividades no entorno e viverem novas experiências de integração e cidadania”, explica o prefeito Marco Bertaiolli.
A mudança da Casa da Criança atenderá às normas técnicas e terá aspecto de uma residência, oferecendo ambiente acolhedor, com atendimento personalizado e em grupos menores para favorecer o convívio familiar e comunitário das crianças e adolescentes. O projeto comtempla duas casas de 500 metros quadrados cada e capacidade total para 40 crianças (20 em cada casa). A estrutura conta, ainda, com diversos espaços como sala de estar, sala de jantar, salão de jogos, dormitórios, banheiros, cozinha, lavanderia e convivência externa. As áreas administrativas ficam em anexo.
Criada em 1989, com o nome de Unidade de Amparo e Encaminhamento (Unamen), a Casa da Criança recebeu a atual denominação em 2001. Neste período, o equipamento ganhou regimento próprio e consolidou-se como uma unidade de serviço de acolhimento como medida de proteção. Seu principal objetivo é acolher, em caráter provisório e excepcional, crianças e adolescentes em situação de risco pessoal ou social, encaminhados pelo Poder Judiciário e Conselho Tutelar.
Praça Sergio Piccolomini completa o novo espaço social no Alto Ipiranga
Ao lado das novas unidades da Casa da Criança foi construída a Praça Sergio Piccolomini, espaço totalmente arborizado que contará com pista para caminhada, Academia da Terceira Idade (ATI) e um paisagismo totalmente privilegiado, que preservou grande parte da vegetação já existente no local, garantindo ainda mais beleza e qualidade de vida aos usuários.
A praça contará com a presença de guardas municipais e sua utilização será realizada de forma compartilhada com entre as crianças e adolescentes que vivem na Casa da Criança e a comunidade em geral, especialmente os idosos, público-alvo da Academia da Terceira Idade. Os horários devem ser revezados, garantindo o melhor aproveitamento possível do novo espaço verde da cidade.