Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
O distrito de Braz Cubas comemora, neste sábado (05/12), seus 62 anos de fundação. Para marcar a data, a partir das 10 horas, será realizado o desfile cívico, na rua Doutor Deodato Wertheimer, com a participação de alunos, representantes dos órgãos de segurança, associações e entidades sociais e esportivas, além de outras instituições que atuam no distrito, que é o segundo mais populoso de Mogi das Cruzes, somando atualmente cerca de 115 mil habitantes.
Neste ano, o tema do desfile será “Córrego do Gregório, seu futuro em nossas mãos”. Os alunos lembrarão a importância do curso de água, que corta o distrito pela avenida Henrique Peres, e a necessidade de sua preservação. Ainda neste sábado, às 19 horas, será celebrada uma missa de Ação de Graças na igreja Nossa Senhora Aparecida e São Roque.
A programação de comemoração pelo aniversário continuará durante a próxima semana. No dia 10, será realizado um evento de conscientização ambiental sobre o córrego do Gregório. Já no dia 12, o distrito recebe a Operação Cata-Tranqueira, com atendimento aos bairros Socorro Velho, Braz Cubas, Vila Cecília, Vila Wilson e Jardim Cecília.
Nos últimos anos, Braz Cubas vem recebendo uma série de investimentos realizados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para a melhoria da qualidade de vida da população. O distrito recebeu o Hospital Municipal, inaugurado em junho de 2014. Inicialmente previsto para entrar em operação no prazo de três anos, o Hospital Municipal trabalha desde o último mês de abril com todos os setores em funcionamento, inclusive na realização de cirurgias e UTI. O local também conta com Pronto Atendimento Infantil 24 horas, consultas agendadas, coleta e realização de exames.
Ainda na área da Saúde, a Prefeitura ampliou o atendimento de saúde da família na Unidade de Saúde do Jardim Aeroporto II/Jardim Santos Dumont. Braz Cubas também receberá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está sendo construída na esquina das avenidas Japão e Kaoru Hiramatsu.
O distrito também recebeu importantes investimentos na Educação, com a construção de um Cempre na Vila Lavínia e 15 creches. O distrito ganhará mais um Cempre, na avenida Kaoru Hiramatsu, três creches, além de três escolas que estão sendo reformadas e ampliadas.
Na área da infraestrutura urbana, destaque para as obras de canalização do córrego Canudos e a construção do Complexo Viário Júlio Simões. Além disso, bairros, como o Jardim Aeroporto, Jardim Santos Dumont e Jardim Layr receberam serviços de urbanização, com intervenções de saneamento básico, pavimentação e implantação de equipamentos públicos.
As avenidas Henrique Peres e Doutor Álvaro de Campos Carneiro, os trechos da via Perimetral que cortam Braz Cubas, foram recuperadas e foi implantado gradil nas margens do córrego do Gregório. As calçadas às margens do curso de água foram recuperadas, transformando-se em um espaço para que a população pratique atividades físicas.
O distrito também está recebendo investimentos importantes na região da avenida Kaoru Hiramatsu. Além da construção da UPA, a avenida está sendo duplicada em toda sua extensão, criando um novo corredor viário. Também estão sendo construídos um novo Cempre, duas novas creches e 1.240 unidades habitacionais.
Biritiba Ussú
O final de semana marca também as comemorações pelos 34 anos de Biritiba Ussú. A programação começa no sábado, às 18 horas, com uma exposição de fotos do distrito e Contação de Histórias, no Salão Paroquial da igreja Santa Cruz.
Já no domingo (06/12), a partir das 8 horas, será realizada missa de Ação de Graças na igreja Santa Cruz. Logo depois, será a vez do desfile cívico, que acontecerá na rua Mestre João Manoel do Nascimento. A partir das 10 horas, o distrito receberá uma edição do projeto Rua Mais Feliz Cidadã, no largo da igreja Santa Cruz. A iniciativa levará diversas atrações de lazer, apresentações, concursos e serviços para a comunidade. À noite, a partir das 18 horas, acontecerá o culto de clamor “Biritiba Ussú é do Senhor Jesus”, na Comunidade Cristã do distrito.
Criado pela Lei Municipal 3.198, de 23/12/1981, Biritiba Ussú possui 70 km² de área e conta atualmente, de acordo com as projeções populacionais, com 5.183 habitantes. (LM)