Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
A Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Copede) da Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza neste sábado (28/11) a quinta edição do Cadeiraço do Dia “D” em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. A concentração está marcada para 9 horas na Praça Coronel Benedito de Almeida, no Centro.
De lá, o grupo seguirá pelas ruas Dr. Paulo Frontin, Dr. Deodato Wertheimer, Professor Flaviano de Melo e Presidente Rodrigues Alves, chegando à Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, em frente ao Centro Cultural. O evento faz parte da Virada Inclusiva do Governo do Estado de São Paulo e tem como objetivo promover a interação e comemorar as conquistas das pessoas com deficiência.
Em Mogi das Cruzes, os avanços se acentuaram a partir da implantação da Copede, em 2009, que vem norteando as políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência e possibilitando importantes avanços na área. Entre as principais conquistas está a implantação de uma unidade da AACD – Associação de Assistência à Criança com Deficiência, em 2010, que realiza uma média de 1,7 mil procedimentos diversos por mês, como sessões de Fisioterapia Solo, Fisioterapia Aquática, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Serviço Social e Enfermagem.
Outro avanço foi a construção do primeiro Ginásio de Paradesporto da região, inaugurado no ano passado no bairro do Rodeio. Outros avanços têm sido registrados na área de mobilidade, onde o município conta com 100% da frota de ônibus adaptada e a implantação das novas avenidas construídas seguindo os preceitos de acessibilidade, como as avenidas Yoshiteru Onishi e Júlio Simões.