Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
No próximo dia 1º de novembro, um domingo, a Prefeitura de Mogi das Cruzes lançará o Programa Pedala Mogi - um circuito de bicicleta pela região central da cidade, com ponto de partida e chegada no Parque Botyra Camorim Gatti. O trajeto será de 2,7 mil metros e tem como objetivo mostrar às pessoas a beleza da região central, dentro do processo de revitalização e valorização que vem sendo colocado em prática pela Administração Municipal.
O prefeito Marco Bertaiolli lembra que o projeto segue uma tendência mundial, que é de estimular os cidadãos a caminharem e conhecerem melhor as regiões centrais das cidades: “As intervenções da Prefeitura na Flaviano de Melo e no Centro Cultural estão devolvendo aos pedestres uma porção do Centro que possui prédios antigos e com uma arquitetura muito bonita, que acabam não sendo notados quando as pessoas estão de carro”, diz.
O Pedala Mogi acontecerá todos os domingos, das 8h às 13h, até o dia 18 de fevereiro de 2016. O percurso terá saída do Parque Botyra, com o seguinte caminho: Olegário Paiva, Coronel Souza Franco, Dr. Corrêa, Flaviano de Melo, Capitão Manoel Caetano, Dr. Paulo Frontin, Dr. Deodato Wertheimer, Flaviano de Melo, novamente a Capitão Manoel Caetano, Navajas, Antônio Cândido Vieira, Major Pinheiro Franco até a chegada de volta ao Parque Botyra.
Durante o percurso, os ciclistas poderão ver a região que passou recentemente pelo processo de revitalização, como, por exemplo, a Flaviano de Melo, o Centro Cultural e a Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros. Haverá 25 pontos com orientadores ao longo do trajeto. Além disso, todo o percurso terá sinalização de ciclofaixas, cones de isolamento e pontos de hidratação com distribuição de água. Os ciclistas terão também seis pontos com bicicletários, no Parque Botyra, Praça do Shangai, Largo Bom Jesus, Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, rua Presidente Rodrigues Alves e Largo do Rosário.
Durante os 2,7 quilômetros de extensão, o percurso contará com 11 pontos de visitação e apreciação, no caso o Parque Botyra Camorim Gatti, o Shangai, a Biblioteca Municipal, o Largo Bom Jesus, o Theatro Vasques, o Largo do Carmo, as Praças Coronel Almeida e Monsenhor Roque Pinto de Barros, o Centro Cultural, o Largo do Rosário e o Mercado Municipal.
Mogi das Cruzes possui 17 quilômetros de ciclovias, com as principais ciclofaixas localizadas nas avenidas Miguel Gemma, Adhemar de Barros, Anchieta, Pedro Romero, Francisco Rodrigues Filho, Yoshiteru Onishi e Complexo Julio Simões. As obras de urbanização realizadas pela Prefeitura desde 2009 seguem um padrão urbanístico que prevê a implantação de ciclovias e pistas de caminhada. (MAS)
Crédito da imagem: Guilherme Berti/PMMC