Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
Neste sábado (05/09), das 10 às 20 horas no auditório do Cemforpe, acontecerá a 1ª Maratona Sinfônica do projeto “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola”, promovido pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. Participarão do evento as bandas sinfônicas, conhecidas como sinfoniquinhas, de 11 escolas integrantes do projeto. A programação conta ainda com a participação da Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, que reúne os alunos mais destacados dos núcleos do projeto e o Coral Pequenos Músicos, formado pelos alunos da EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda, no Parque Olímpico. A entrada é gratuita.
Os alunos do Cempre Oswaldo Regino Ornellas, em Jundiapeba, abrirão a programação às 10 horas. A unidade escolar é uma das cinco escolas que iniciaram o projeto neste ano, assim como o Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, que se apresentará às 10h30. Em seguida, às 11 horas, será a apresentação dos estudantes da EM Antonio Pedro Ribeiro, na Moralogia. “São escolas que começaram o projeto neste ano e já tem um pequeno repertório, temos duas unidades que começaram no segundo semestre e ainda não participarão”, disse o maestro Daniel Bordignon, diretor musical do projeto e regente titular da Banda.
Ao meio dia começa a participação dos alunos que fazem parte do projeto desde 2011. Neste horário será a vez dos alunos da EM Profª Florisa Faustino Pinto (Jardim Santos Dumont). Na sequência, às 13 horas, entram os alunos da EM Profª Noemia Real Fidalgo (Jardim Maricá) e assim, a cada uma hora uma nova banda subirá ao palco. Participarão ainda os alunos das escolas municipais Profª Apparecida Ferreira Cursino (Jardim Universo), Profª Guiomar Pinheiro Franco (Jardim São Pedro), Dr. Luiz Beraldo de Miranda (Parque Olímpico), Cempre DRa. Ruth Cardoso (Jardim Layr), Profª Wanda de Almeida Trandafilov (Parque São Martinho) e EM Prof. Mario Portes (Jundiapeba), a pioneira do projeto encerrando a apresentação das bandas das escolas.
O encerramento será com a Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, que reúne os alunos mais destacados dos núcleos do projeto e o Coral Pequenos Músicos, formado pelos alunos da EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda. “As escolas estão se preparando para apresentar o seu melhor no palco. Será o momento de apresentar o que estão aprendendo e demonstrar seu potencial para continuar avançando no aprendizado de música na escola”, disse Bordignon. O projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola atende atualmente mais de 8 mil alunos em 13 escolas municipais em diferentes bairros da cidade. (KCB)