Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
Mogi das Cruzes recebe nesta quinta-feira (20/08), das 8h30 às 17h30, a Oficina para a Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, organizada pela Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SEMOB), em parceria com a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes. O evento acontecerá na Escola de Governo e Gestão e é voltado a gestores e agentes municipais ligados à questão da mobilidade urbana.
Participarão da oficina, representantes dos 11 municípios que formam o Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê (Condemat), além dos municípios de Bertioga, Jacareí, São José dos Campos e Taubaté.
“A oficina é parte de um plano de capacitação para divulgar a política nacional de mobilidade e levar conhecimentos mais aprofundados sobre o tema, além de instrumentalizar os municípios para a elaboração dos planos de mobilidade”, explicou o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol.
Durante o evento, serão discutidos temas como a Política Nacional de Mobilidade Urbana, estabelecida pela lei federal 12.587/2012, a participação social, a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e o diagnóstico da Mobilidade Urbana. De acordo com a programação estabelecida pela SEMOB, os participantes poderão assistir a palestras, participar de dinâmicas fazer questões.
Mogi das Cruzes já possui os Planos Municipais de Trânsito e de Transporte, que, juntos, formam o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Além disso, está em andamento, a atualização do documento, que está sendo desenvolvida pela empresa Oficina Engenheiros Consultores Associados. De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, os municípios com mais de 20 mil habitantes precisam ter o Plano de Mobilidade Urbana aprovado e transformado em lei, fazendo parte do Plano Diretor e enviado ao Ministério das Cidades, para ter direito a receber recursos federais para obras na área de mobilidade urbana.
Nos últimos anos, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando diversos investimentos para a melhoria da mobilidade urbana na cidade. Entre as principais obras estão a nova avenida Júlio Simões, o alargamento da rua Olegário Paiva, além da duplicação do trecho urbano da rodovia Mogi-Guararema e a recuperação da via Perimetral – as duas últimas realizadas em parceria com o Governo do Estado. Além disso, a Administração Municipal iniciou nesta semana a construção da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral, que tem investimento de R$ 128,8 milhões e acabará com a interrupção no trânsito para a passagem de trens na região central.
A Escola de Governo e Gestão fica na rua Antenor Leite da Cunha, 55 – Vila Nova Mogilar. (LM)